O que um passageiro de app de carro pode ou não fazer?

Os apps de carro surgiram para sanar um grande problema da mobilidade urbana nas grandes cidades. 

Com muitas localizações sofrendo com a falta de opções de transporte público, os preços de plataformas, como a 99, tornaram possível a viagem em um carro individual  para uma parcela da população que não usava táxis. 

Essa realidade se popularizou rapidamente, e ainda há confusão sobre direitos e deveres para passageiros e motoristas.

Enquanto na internet circulam memes e piadas sobre as situações, as plataformas (e até mesmo a lei) têm regras claras sobre os deveres de cada agente. 

Ao solicitar o serviço, o passageiro tem o direito de embarcar e ter a corrida para o destino concluída. A segurança do usuário é responsabilidade das plataformas. 

O que o passageiro pode fazer?

Os serviços também orientam que motoristas deixem o passageiro definir se querem escutar música, alterar a rádio e abrir ou fechar a janela, assim como definir a intensidade do ar-condicionado. Porém, essas são gentilezas do motorista e não obrigações.

O passageiro pode levar bagagens ou compras e utilizar o porta-mala, porém deve fazer o máximo para agilizar o embarque. Pets podem ser transportados, desde que haja comunicação prévia por mensagem ou ligação com o motorista e ele aceite.

Conversas são permitidas, mas precisam ser respeitosas. Não pode haver xingamentos e, muito menos, discriminação por raça, religião, orientação sexual e outros. Caso aconteça, medidas legais podem ser tomadas. 

O passageiro pode alterar o destino, mas precisa fazer a solicitação pela plataforma, pois pedidos informais para paradas não são permitidos. O número de passageiros nunca pode ultrapassar o limite legal de pessoas por veículo. Algumas plataformas permitem 4 pessoas, outras 3. 

Não é recomendado que passageiros ingiram comidas e bebidas nos carros, afinal eles são o meio de trabalho dos motoristas. Bebidas alcoólicas são proibidas. Passageiros não podem sujar ou danificar o veículo. 

O que o passageiro não pode fazer?

O contato físico não é permitido durante as viagens, exceto em casos de pessoas com deficiência que necessitem de ajuda para adentrar o veículo. A comunicação deve ser encerrada com o fim da viagem, quando passageiro e motoristas devem se avaliar. 

Passageiros ou motoristas que sintam que tenham passado por situação constrangedora, seja física ou verbal, devem denunciar o ocorrido às plataformas e, quando necessário, às autoridades. 

Denuncie os eventuais problemas

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