Paraciclo: descubra o que é e qual é a diferença entre ele e o bicicletário

Entenda o que é um paraciclo e quais são as dimensões e materiais ideais.

Paraciclo é o suporte físico no qual uma bicicleta fica estacionada ou parada. O local que comporta um conjunto de paraciclos é chamado de bicicletário.

Os paraciclos podem ter diversos formatos e materiais. Contudo, especialistas apontam que alguns modelos são mais eficientes para comportar mais veículos e não danificar as bicicletas. Os de alumínio ou aço galvanizado costumam ser mais resistentes e seguros. Paraciclos dispostos em locais de alta visibilidade também ajudam a diminuir roubos, já que favorecem a vigilância natural da comunidade.

O formato mais indicado é o paraciclo em U invertido, que deve ser fixado no chão e ter altura média de 70 cm a 107 cm de comprimento. Assim, permite-se que a bicicleta seja fixada pelo quadro e pela roda, evitando que seja presa com um cadeado apenas na roda, o que pode forçar e danificar essa parte mais frágil do veículo.

Outra recomendação é que os paraciclos tenham distância entre si de 80 cm. Com isso, permite-se que duas bikes sejam fixadas a cada item. Além disso, recomenda-se o uso de cadeados no estilo U-Lock, que são mais fortes e resistentes, garantindo maior segurança contra roubos e mais versatilidade na hora de prender a bicicleta.

Paraciclos e bicicletários são partes fundamentais da infraestrutura de uma boa malha cicloviária. Esses itens oferecem a possibilidade de os ciclistas se deslocarem a toda parte, podendo estacionar a bike perto do destino.

Atualmente, a cidade com a maior malha cicloviária do País é São Paulo. A capital conta com mais de 650 km de ciclovias e ciclofaixas. Porém, faixas em péssimo estado de conservação fazem que ciclistas precisem, muitas vezes, dividir espaço de forma perigosa com carros e ônibus.

Segundo estudo do Institute for Transportation and Development Policy (ITDP), países que investem na construção e na conservação de ciclovias desenvolvem várias vantagens na mobilidade urbana. O índice de adeptos do ciclismo e da mobilidade ativa aumenta, diminuindo a poluição, reduzindo congestionamentos e colaborando para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população.