Por que o carro zero está tão caro?

Entenda por que comprar um veículo novo é um sonho cada vez mais distante para os brasileiros.

40 salários mínimos: esse é o menor valor que o brasileiro precisa desembolsar para comprar um carro zero em 2022. Mas por que esse item está tão inacessível?

Um primeiro ponto é a incorporação de tecnologias avançadas em novos modelos. É cada vez mais caro produzir um carro, e isso se deve em boa parte a itens de série, como direção hidráulica e ar-condicionado, que hoje são indispensáveis para muita gente.

Se isso já eleva os custos produtivos, a escassez de insumos decorrente da crise provocada pela covid-19 pode causar um impacto ainda maior. A alta nos preços de commodities, como o alumínio, torna os veículos mais caros; sobretudo para brasileiros, que compram em real.

Soma-se a isso o aumento da demanda por carros, impulsionado pelo boom de serviços de mobilidade por aplicativo e da preferência por veículos individuais durante a pandemia de covid-19.

O fechamento de montadoras no Brasil também contribui para esse cenário. Diante da baixa produção nacional e o dólar no valor que está, quem é que consegue comprar um carro importado?

Assim, resta à maioria dos brasileiros escolher um carro usado com bom custo-benefício ou, melhor, aderir à mobilidade ativa.

Compartilhe este conteúdo e nos ajude a fomentar o debate sobre a mobilidade urbana.