Fazer rankings é sempre uma tarefa complicada — é preciso definir parâmetros para a escolha, e eles, quase sempre, geram polêmicas. Porém, um estudo do Smart Cities assumiu essa tarefa.
O Connected Smart Cities é uma plataforma que cria um ranking sobre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. Um dos parâmetros medidos é o de mobilidade urbana
Apesar de não ser exclusivamente sobre transporte público, este é levado em conta em diversos pontos. Entre os parâmetros analisados estão: número de veículos por habitantes, modais de transporte, ciclovias, conectividade, bilhetes de transporte e mais.
Com esses pontos, a plataforma chega ao ranking das cidades com melhor mobilidade, que dão uma dica sobre o melhor transporte público. Vale lembrar que este ranking faz parte do das cidades mais inteligentes, mas não é o mesmo em resultado final.
Vejamos então, as cidades com melhor mobilidade urbana no Ranking Connected Smart Cities em 2022.
Sim, apesar do trânsito intenso, São Paulo se destaca na mobilidade urbana e no transporte público. A cidade oferece alto número de opções de transporte, 3 opções de aeroportos em um raio de 3 km, além de semáforos inteligentes e bilhete único no transporte.
A cidade de Santa Catarina é um dos principais pontos turísticos do Sul do País. Com isso, durante a temporada entre dezembro e fevereiro, ela chega a receber de 3 a 4 vezes o tamanho da sua população em turistas. A estrutura montada para a temporada beneficia o transporte durante todo o ano.
A cidade catarinense ampliou a frota de ônibus, renovando os veículos. Além disso, conta com integração em diversos pontos e soluções, como a recarga do cartão por aplicativo. Outro diferencial é a extensa malha cicloviária.
Outra cidade que sofre com o trânsito mas se destacou na mobilidade urbana foi a capital Catarinense. Florianópolis, em anos recentes, ampliou a malha cicloviária e as linhas de ônibus.
A cidade do Rio de Janeiro também se destaca na mobilidade urbana. Apresenta várias modalidades de transporte, como ônibus, metrô, VLT, trem, barcas e vans, além de grande malha cicloviária.
Fechando o top 10 do ranking, temos: 6. Santana de Parnaíba (SP) 7. Joinville (SC) 8. Barueri (SP) 9. Blumenau (SC) 10. Brasília (DF)
Gostou das dicas? Acompanhe o blog do Summit Mobilidade e fique por dentro das principais discussões sobre mobilidade urbana!