Conheça as diferenças entre patrimônio material e imaterial e veja exemplos no Brasil
De acordo com a Constituição Federal de 1988, a diferença entre patrimônio material e imaterial está nos próprios elementos. Quando se trata de algo concreto, como prédios e artefatos, caracteriza-se como patrimônio material. No entanto, referindo-se a um hábito, ritual ou modo de vida, é um patrimônio imaterial.
Para ficar mais fácil de compreender, podemos considerar que patrimônio material é tudo que é tangível, possível de ser tocado. Já o material é um elemento abstrato e pode apenas ser reproduzido, como uma dança e um dialeto.
Entre os principais exemplos de patrimônio material no Brasil estão o Pelourinho (BA), o Centro Histórico de Ouro Preto (MG) e o prédio da Universidade Federal do Paraná (PR).
Já rodas de capoeira, frevo e modos de fazer queijo na Serra da Canastra (MG) são considerados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônios imateriais brasileiros.
Ambos os tipos de patrimônio podem ser classificados por órgãos municipais, estaduais, nacionais e até mesmo internacionais, variando conforme as características e a importância histórico-cultural.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o e nos ajude a fortalecer o debate sobre mobilidade urbana!