O metrô da cidade do Rio de Janeiro, mais conhecido como MetrôRio, é o segundo maior do País, atrás apenas do de São Paulo. São cerca de 56,5 km por onde circulam, em média, 800 mil passageiros por dia.
O MetrôRio foi inaugurado em 1979, com 5 estações em 4,3 km. Atualmente são 41 estações em atividades, distribuídas em 3 linhas. Outras duas linhas estão em fase de projeto
Linha 1 Laranja (Uruguai / Tijuca ↔ General Osório / Ipanema) É a linha tradicional, inaugurada em 1979. Liga o bairro da Tijuca, na Zona Norte, à Praça General Osório, em Ipanema.
A Linha Laranja passa por muitos pontos turísticos como Aterro do Flamengo, Lapa, Praia de Copacabana, Cristo Redentor, Pão Açúcar e o centro histórico da cidade. Além disso, pode-se realizar o trajeto Tijuca/Barra da Tijuca.
Linha 2 Verde (Pavuna ↔ Botafogo) Consiste nas 26 estações que fazem o trajeto entre a Zona Norte (Pavuna) e a Zona Sul (Botafogo). Por ela, também é possível acessar importantes pontos turísticos como a Lapa, Praia de Copacabana, Cristo Redentor, Pão de Açúcar e o Estádio do Maracanã.
Linha 4 Amarela (Barra da Tijuca ↔ Ipanema) Inaugurada em 2016, liga a Barra da Tijuca a Ipanema em 14 minutos. A Linha 4 tem integração com a Linha 1 na Estação General Osório / Ipanema e ao BRT TransOeste na Estação Jardim Oceânico / Barra da Tijuca.
Linhas em Projeto Linha 3 Azul (Arariboia ↔ Visconde de Itaboraí) Esta linha está em processo de licitação e, quando concluída, deverá ligar a estação Arariboia (no centro de Niterói) até Guaxindiba, em São Gonçalo, na região metropolitana.
Linhas em Projeto Linha 5 (Gávea ↔ Carioca) A Linha 5 também está em licitação. Ela deverá fazer a ligação das Zona Sul ao Centro do Rio de Janeiro. Deverá fazer integração com as linhas 1, 2 e 4.
Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog do Summit Mobilidade e fique por dentro das principais discussões sobre mobilidade urbana!