De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o setor de transporte emite cerca de 25% dos gases de efeito estufa (GEE) ao redor do mundo. Isto equivale a 8 milhões de toneladas de gases emitidos por ano.
Para frear o aquecimento global, é fundamental reduzir estas emissões, e dois dos caminhos são a eletrificação das frotas e a fabricação de veículos mais sustentáveis.
Porém, uma mudança estrutural também é fundamental. Um estudo da gigante do automobilismo Stellantis mostrou que um carro híbrido abastecido com etanol brasileiro polui menos do que se for abastecido com a energia elétrica europeia.
Isto acontece porque a matriz energética no velho continente provém, majoritariamente, de fontes poluentes, como termelétricas a carvão, óleo e gás.
Além disso, a pegada de carbono na construção de veículos elétricos ainda pode ser maior do que a construção de veículos tradicionais. Também há o problema das baterias causarem diversos impactos para serem produzidas e ainda não serem totalmente recicladas.
Assim, há muito debate sobre o que é um carro verdadeiramente sustentável. Via de regra, qualquer veículo elétrico não emitirá gás carbônico durante sua vida útil, o que é uma grande vantagem para as cidades.
Entre os elétricos, destaques em sustentabilidade, que já são vendidos no Brasil estão: • Volvo XC40 • Renault Kangoo • Volvo C40 • JAC e-JS1 • Mini Cooper SE • Nissan Leaf • Renault Zoe • Fiat 500e • Citroën e-Jumpy • Porsche Taycan • BYD eT3 – 23BYD
Os carros com motores tradicionais também estão lutando para se adequar à nova realidade de menor emissão de gases poluentes. Segundo dados coletados da tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro e do Conpet, alguns destaques são:
BMW X4 xDrive30i Emissões de CO: 48,500 mg/km Renault Captur Emissões de CO: 63,300 mg/km Hyundai HB20S 1.0 AT Emissões de CO: 70,595 mg/km Hyundai HB20 1.0 AT Emissões de CO: 76,020 mg/km Honda City Hatchback Emissões de CO: 83,580 mg/km
Entre os mais “populares”, os destaques de sustentabilidade ficam para: Renault Kwid Life 1.0 Emissões de CO: 86 mg/km Volkswagen UP TSI 1.0 Emissões de CO: 86 mg/km Peugeot 208 Active 1.2 Emissões de CO: 89 mg/km Fiat Mobi Drive 1.0 Emissões de CO: 90 mg/km Fiat Argo Drive 1.0 Emissões de CO: 90 mg/km
Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog do Summit Mobilidade e fique por dentro das principais discussões sobre mobilidade urbana!