Qual é o lugar mais quente do mundo?

Enquanto o Hemisfério Sul do globo passa por mais um inverno, o Hemisfério Norte enfrenta mais um verão com altas temperaturas. Em alguns pontos, foram quebrados recordes de temperatura, mas será que algum deles chegou perto de se tornar o lugar mais quente do mundo? Vamos conferir!

Determinar qual é o lugar mais quente da Terra é uma tarefa difícil, pois o constante avanço da tecnologia meteorológica bota em cheque algumas medições do passado. Além disso, diferentes pontos terrestres bateram recordes em diferentes quesitos, vamos conferir alguns deles.

Diferentes metodologias

O Vale da Morte (Death Valley) é uma região desértica no leste do Estado da Califórnia. O local é constantemente lembrado por ser o lugar mais quente do mundo, lá já foi registrada a temperatura do ar mais alta da Terra: incríveis 56,7°C.

Vale da Morte, Califórnia (Estados Unidos)

Dallol é uma localidade ao norte da Etiópia, próxima a um vulcão. O lugar é considerado um dos mais quentes do mundo por ter mantido o recorde de maior média de temperatura entre 1960 e 1966: 41°C. Com uma alta umidade do ar, cerca de 60%, o local é inóspito para seres humanos, portanto é desabitado.

Dallol (Etiópia)

Curiate, em Omã, também figura como lugar mais quente do mundo por manter um recorde curioso “a maior menor temperatura já registrada em um dia”. Em 18 de junho de 2018, a menor temperatura registrada, durante a noite, foi de 42,6°C.

Curiate (Omã)

Em 1960, uma das maiores temperaturas do ar podem ter sido registradas na comunidade de El Riito, em Mexicali (México). O termômetro chegou a seu limite de marcação: 60°C. Devido às limitações do equipamento, há debate sobre a efetividade da marcação.

Mexicali (México)

Desde 1999, a NASA implementou o uso de um instrumento chamado Modis em alguns satélites. Ele consegue medir a temperatura da superfície terrestre por meio da radiação. Foi com ele que se registrou a maior temperatura de superfície do mundo, no Deserto de Lute, no sudeste do Irã. Entre 2004 e 2005, a temperatura de superfície no 25º maior deserto do mundo alcançou 70,7°C. Essa medida leva em conta uma média de uma grande região, portanto alguns pontos determinados podem ter tido uma temperatura bem maior!

Deserto de Lute (Irã)

Gostou do conteúdo? Compartilhe-o e ajude a democratizar o debate sobre mobilidade urbana!