Qual foi a primeira cidade do Brasil?

Você sabe qual foi a primeira cidade do Brasil? A resposta gera debate e polêmica entre baianos e paulistas. Venha saber mais!

Estudos recentes mostram que a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil não foi o descobrimento de novas terras pelos europeus. É provável que diferentes países tenham navegado e até desembarcado na costa brasileira antes dele.

Um indício dessas visitas é o fato de que o Tratado de Tordesilhas, em 1494, dividia as terras descobertas e as que fossem descobertas na região entre portugueses e espanhóis.

Em 22 de abril de 1500, a frota de Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, à região onde atualmente ficam as cidades de Porto Seguro, Cruz Cabrália e Prado, na Bahia. Apesar da chegada e da realização de missas, nenhuma vila foi fundada na época.

A primeira vila foi a de São Vicente, cidade hoje com o mesmo nome no Estado de São Paulo. Foi fundada em 1532 pelo Fidalgo Martim Afonso de Sousa. A ilha onde fica a cidade já era conhecida desde uma expedição de 1502.

A Vila de Porto Seguro só foi fundada em 1535, três anos depois da Vila de São Vicente. Apesar disso, o debate sobre a primeira cidade brasileira continua, uma vez que Porto Seguro foi elevada à categoria de cidade em 1891 e São Vicente, em 1895.

Nesse meio-tempo, diversas outras cidades foram fundadas no Brasil. Oficialmente, a primeira cidade do País foi Salvador, que foi elevada à categoria em 1546. Salvador foi a sede administrativa da Colônia Portuguesa e capital do Brasil até 1763.

Por definição, cidades são aglomerados urbanos que congregam grandes contingentes populacionais e uma multiplicidade de atividades. Vilas são aglomerados menores, pouco maiores que aldeias. As vilas brasileiras continham uma igreja, um pelourinho, uma sede administrativa e outros símbolos da colonização.

Assim, entendemos o motivo do debate sobre a primeira cidade. Enquanto Porto Seguro foi o local do primeiro desembarque oficial, São Vicente foi a primeira vila oficial e Salvador foi a primeira cidade.

Gostou do conteúdo? Siga o blog do Summit Mobilidade para ficar por dentro de curiosidades de cidades e debates sobre mobilidade urbana.