O veículo leve sobre trilhos (VLT) é uma modalidade de transporte urbano que consiste em um veículo similar ao metrô, mas conduzido na superfície de trilhos. Algumas cidades do Brasil já utilizam esse meio de transporte, entre elas Fortaleza (CE).
Duas linhas operadas pelo Metrofor, companhia metroviária de Fortaleza, operam com VLT, a Linha Oeste: Moura Brasil – Caucaia e a Linha Nordeste: Parangaba – Mucuripe ou Parangaba – Iate.
Apesar de os veículos da Linha Oeste serem VLTs, ela é conhecida como uma linha de metrô. Assim, a linha Nordeste é conhecida como o VLT de Fortaleza.
A Linha Nordeste: Parangaba – Mucuripe conta com 13,2 quilômetros de extensão, 1,4 quilômetro dos quais em elevado. Ela atende a 22 bairros da capital cearense, e é possível realizar a conexão com as Linhas Sul e Leste do metrô, além dos terminais de ônibus de Parangaba e Papicu. Uma obra para a conexão com o aeroporto está em andamento.
O VLT de Fortaleza (VLT Parangaba – Mucuripe) está operando de forma assistida, com velocidade ainda reduzida e sem a cobrança de passagem. O metrô Linha Oeste, que também opera com VLT, custa R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia).
As estações do VLT Parangaba-Mucuripe são: Parangaba; Montese; Expedicionários; Vila União; Borges de Meio; São João do Tauape; Pontes Vieira; Antônio Sales; Papicu; Mucuripe; Iate. A conexão da estação Expedicionários com o aeroporto está em obras, com previsão de conclusão em 2023.
Uma das principais vantagens do VLT é a utilização da eletricidade e de outras energias limpas para movimentar os veículos. Porém, os VLTs de Fortaleza são movidos a diesel, o que diminui os benefícios ambientais.
Sem os benefícios ambientais, o VLT ainda é importante por transportar grandes volumes de passageiros. A Linha Leste tem capacidade de transporte de 90 mil passageiros por dia. Além disso, o modal tem maior confiabilidade, já que não disputa espaço com o trânsito nas ruas.
O VLT Parangaba – Mucuripe opera de segunda-feira a sábado, das 05:30h às 21:59h. O trajeto completo dura cerca de 30 minutos. O intervalo entre a saída de veículos é de, em média, 7 minutos.