Um novo serviço de ônibus autônomo foi inaugurado na região metropolitana de Paris. Os veículos totalmente elétricos transportam passageiros que se deslocam entre a estação ferroviária Saint Quentin en Yvelines (SQY) e várias áreas empresariais dentro na rede da Île-de-France Mobilités (IDFM), autoridade responsável pelo transporte urbano na capital francesa.
Tecnologia do ônibus autônomo
Os veículos utilizados em Paris foram desenvolvidos pela Navya, uma empresa francesa especialista em tecnologia sem motorista. O ônibus autônomo utiliza programas de aprendizado profundo para interpretar dados de sensores Lidar, câmeras, GPS, unidade de medição inercial (IMU) e hodometria para tomar decisões com eficiência.
Os ônibus são capazes de se comunicar com semáforos por conta da tecnologia Vehicle to everything (V2X), usada para ajustar a velocidade de trânsito e atravessar cruzamentos movimentados. O veículo pode operar por nove horas seguidas, em média, com uma velocidade máxima de 25 km/h, e é adaptado para pessoas com mobilidade reduzida.
Como funciona o serviço?
Os veículos autônomos foram planejados para complementar o serviço de ônibus existente, fornecendo uma solução de primeira e última milhas para integrar a zona de emprego local. Um investimento de 2,4 milhões de euros foi realizado para disponibilizar três veículos elétricos com a capacidade de transportar até 11 passageiros.
Por enquanto, ele funciona em fase de testes, com um condutor humano pronto para assumir a direção em situações de emergência, uma exigência da legislação local. O experimento deverá durar até junho de 2022, mas pode ser prorrogado.
A empresa de transporte multimodal Keolis foi a escolhida para operar a nova linha, que oferece o deslocamento gratuito para os passageiros em um percurso de 1,6 quilômetro, com três paradas. Os veículos circulam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h, com intervalos de oito minutos em horários de pico e de 17 minutos em horários com menos tráfego.
Outras experiências em Paris
Entre 2017 e 2019, os franceses experimentaram um serviço semelhante no distrito parisiense de La Défense, que foi bem recebido inicialmente pelos passageiros. Nos primeiros seis meses, o ônibus autônomo foi um grande sucesso e transportou mais de 30 mil passageiros. Em uma pesquisa de setembro de 2017, 97% disseram estar satisfeitos com o serviço e 88% disseram que gostariam de usá-lo novamente.
De junho de 2018 a maio de 2019, no entanto, pouco menos de 11 mil passageiros embarcaram no ônibus. Um número considerado baixo diante do objetivo de ser uma solução de mobilidade para o bairro. Depois que a novidade saiu de moda, as pessoas perderam o interesse no ônibus, e o serviço foi suspendido. A IDFM atribuiu o fracasso à complexidade local, por isso, resolveu testar os veículos autônomos em outra região.
Em janeiro de 2021, pela primeira vez, a França autorizou a operação experimental de um ônibus autônomo fabricado na China, líder mundial no desenvolvimento da tecnologia, o que mostra a disposição dos franceses em abraçar a direção sem motorista no transporte público. Veículos elétricos com 12 metros de comprimento fabricados pela chinesa CRRC Electric Vehicle estão circulando em Paris.
Fonte: Navya, Innovation Origins, CRRC.