Depois das festas de fim de ano, o Carnaval passa a ser um dos períodos mais aguardados tanto por quem prefere aproveitar o momento para viajar quanto para acompanhar de perto e participar das festividades que se espalham pelo País.
Por isso, adotar algumas medidas de segurança é fundamental para quem vai pegar as estradas durante o Carnaval. Confira quatro dicas.
1. Fique de olho no tempo
No verão, o volume de chuvas se acentua bastante em alguns locais do País, o que pode exigir cuidados como evitar deslocamentos durante temporais e chuvas de granizo, já que essas condições exigem atenção redobrada do motorista, aumentam o risco de acidentes e podem causar danos ao veículo.
Ficar de olho nos alertas meteorológicos é especialmente importante durante esse período, além de garantir estadia em local seguro.
2. Mantenha em dia a manutenção do carro
Isso leva ao segundo ponto: para evitar imprevistos ou garantir a segurança mesmo nos momentos mais corriqueiros, é essencial manter em dia a manutenção do veículo, checando se para-brisa, faróis e demais itens estão prontos para agir em caso de tempestades ou neblina.
O uso dos elementos obrigatórios de segurança, como cadeirinha para bebês e crianças, também deve fazer parte do checklist de viagem.
Leia também:
- Lei seca: como funciona no Brasil?
- Pé na estrada: qual meio de transporte escolher na hora de viajar
- 5 formas de monitorar congestionamentos
3. Se possível, evite dirigir à noite
Uma viagem à noite pode ser perigosa por diversos motivos, como menor visibilidade, cansaço e sono após horas de viagem, além da presença de motoristas sob o efeito de bebidas alcoólicas, que colocam em risco a própria segurança e a dos outros, motivando ações que buscam reduzir a atividade dos infratores.
É recomendado não apenas evitar viajar nesse período como fazer pausas, principalmente em trajetos de maior extensão. Para quem vai beber no Carnaval, além de pegar carona, uma saída é utilizar aplicativos de mobilidade.
4. Conheça o trajeto e não dependa apenas de GPS
Mesmo quando todo o planejamento de viagem é realizado, o sinal da rede de internet pode falhar. Por esse motivo, conhecer bem o caminho pode fazer toda a diferença se houver queda de conexão ou mesmo se o sistema de posicionamento global (GPS) não apresentar o trajeto completo.
Também é fundamental verificar as operações das concessionárias nas estradas para evitar congestionamentos e surpresas durante o deslocamento, além de checar o valor das tarifas de pedágio antes de viajar.
De olho na realidade das estradas
Na Operação Carnaval 2022, foram registradas 77.832 autuações no País, sendo 8% maior do que em 2021. Destas, 10.921 foram decorrentes de ultrapassagem de veículos, 8.296 devido à falta do uso de cinto de segurança e 2.551 por excesso de bebida alcoólica.
Esse último número, considerado 225% maior do que em 2021, foi reflexo do aumento de testes realizados, destacando a importância de ações de fiscalização e do perigo proveniente do consumo de bebida nas estradas, que figura entre as causas mais frequentes de acidentes.
Ao todo, durante o período, ocorreram 330 acidentes graves, que resultaram em 1.298 pessoas feridas e 106 óbitos, segundo dados fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Fonte: Governo Federal