Reconhecer iniciativas que geram um impacto positivo para a sociedade é um passo importante para fomentar outras ações semelhantes. Pensando nisso, na edição do Summit Mobilidade 2023 ocorreu a premiação da 3ª edição do Prêmio Vozes da Mobilidade.
Para isso, uma banca do Estadão foi formada para selecionar os vencedores. Ela foi composta por especialistas do mercado, bem como acadêmicos e jornalistas.
Ao todo, foram eleitos 10 trabalhos, sendo 2 para cada uma das categorias. São elas: diversidade, inclusão, tecnologia, inovação e mobilidade consciente. Confira, abaixo, quais foram os vencedores.
Vencedores do Prêmio Vozes da Mobilidade
Na primeira categoria, Inclusão e Diversidade, que tem como objetivo selecionar projetos ou pessoas que foram destaque em ações de inclusão relacionadas à mobilidade, os vencedores foram:
- 1º lugar: Instituto Social a Caminho da Escola;
- 2º lugar: Talento Incluir.
Já na categoria Diversidade é meu lema, os trabalhos abordam iniciativas que promoveram a diversidade nos diferentes ambientes, e ao mesmo tempo, geraram impactos na mobilidade urbana:
- 1º lugar: Projeto Mulheres em Moovmento, da Moove Mobilidade Corporativa, desenvolvido pela Agência Hiato;
- 2º lugar: Grupo Cataratas.
Para a categoria Inovação, ocorreu a seleção de trabalhos que fomentam a criatividade e o desenvolvimento de soluções que possam ser úteis a diferentes tipos de público, não só reinventando, como também transformando serviços e processos.
- 1º lugar: Autopass, empresa de gestão da bilhetagem eletrônica;
- 2º lugar: Uniq, que trabalha com tecnologias para inovar a qualidade do transporte urbano.
Leia também:
- Como melhorar a conexão entre pessoas e cidades em 2023?
- Como a acessibilidade para crianças e bebês transforma cidades?
- Como funciona o supercomputador que pode alertar sobre desastres?
Para a categoria Mobilidade Consciente, foram selecionados trabalhos que abordam ações que visam a redução na emissão de poluentes; seja na oferta de novos modais, seja no desenvolvimento de novos serviços.
- 1º lugar: Stellantis, grupo automotivo;
- 2º lugar: Projeto Vou de Bike e Salto Alto, administrado por Viviane Ferreira Mendonça.
Já na categoria Novas Tecnologias de Mobilidade, por sua vez, que busca aliar o melhor da inovação utilizando diferentes ferramentas, os vencedores foram:
- 1º lugar: MobiVinhedo;
- 2º lugar: Instituto Social a Caminho da Escola.
Além de garantir a certificação do Prêmio Vozes da Mobilidade Estadão, as ações e os trabalhos selecionados também serão divulgados no Summit Mobilidade. Não deixe de conferir todos por aqui!