A cidade de São Paulo tem a maior malha ferroviária do Brasil: são 101,1 quilômetros distribuídos em seis linhas e 89 estações, respondendo por aproximadamente 34% de toda a estrutura sobre trilhos existente no país.
Conheça o maior e mais relevante evento de mobilidade urbana do Brasil
Foi também em São Paulo que o primeiro metrô do Brasil foi inaugurado. O planejamento foi iniciado em 1966, quando o então prefeito José Vicente de Faria Lima criou um grupo de trabalho para a contratação das empresas responsáveis por viabilizar o projeto.
Formação da rota ferroviária
Após consultas, o grupo de trabalho firmou contrato com duas companhias alemãs, Hochtief e Deconsult. Ao se fundir com a brasileira Montreal, as três marcas formaram uma nova organização, chamada HMD.
Para entender as necessidades do público e desenhar o trajeto da futura linha de metrô, a HMD realizou em 1967 a primeira edição da “Pesquisa Origem e Destino”, na qual entrevistadores colhem informações sobre os trajetos realizados pelas pessoas, como ponto de partida, local de chegada e modo de deslocamento.
Com os dados em mãos, começaram os trabalhos para a construção da malha ferroviária e, em 1968, foi criada formalmente a Companhia do Metropolitano de São Paulo para gerenciar a obra, iniciada em um terreno na Avenida Jabaquara, zona Sul da cidade.
Desenvolvimento e expansão
Em 1972, após a instalação inicial da malha de testes, a Companhia realizou uma viagem inaugural do primeiro metrô do Brasil entre as estações Jabaquara e Saúde. O meio de transporte só foi aberto ao público em 14 de setembro de 1974, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana, funcionando de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 13h, e transportando em média 2.858 passageiros por dia. Em 1978, foi inaugurada a estação Sé, conhecida por ser o local com maior fluxo diário de passageiros: até 600 mil pessoas.
As grandes inaugurações seguintes ocorreram em 1975: a abertura das estações Liberdade, levando o metrô até o centro, e a abertura da estação Santana, fazendo o metrô completar 16,7 quilômetros de extensão. Em paralelo, começaram as obras para a Linha Vermelha, que abrange as regiões leste e oeste da cidade. Em sua inauguração, o metrô contava com 25 trens. Hoje, o sistema possui 74,3 km de linhas ferroviárias e 64 estações
Fonte: Prefeitura de São Paulo, Metrô SP
Já conhece o Estadão Summit Mobilidade Urbana? Saiba o que rolou na última edição do evento.