Qual foi o primeiro metrô do Brasil?

20 de fevereiro de 2021 3 mins. de leitura
Inaugurada simbolicamente em 1972, linha começou a funcionar em 1974, transportando uma média diária de 2.858 passageiros

A cidade de São Paulo tem a maior malha ferroviária do Brasil: são 101,1 quilômetros distribuídos em seis linhas e 89 estações, respondendo por aproximadamente 34% de toda a estrutura sobre trilhos existente no país.

Conheça o maior e mais relevante evento de mobilidade urbana do Brasil

Foi também em São Paulo que o primeiro metrô do Brasil foi inaugurado. O planejamento foi iniciado em 1966, quando o então prefeito José Vicente de Faria Lima criou um grupo de trabalho para a contratação das empresas responsáveis por viabilizar o projeto.

Imagem da cerimônia simbólica realizada na Estação Jabaquara, em 1972
Cerimônia de inauguração do metrô de São Paulo foi realizada na Estação Jabaquara, em 1972 (Fonte: Prefeitura de São Paulo/Reprodução)

Formação da rota ferroviária

Após consultas, o grupo de trabalho firmou contrato com duas companhias alemãs, Hochtief e Deconsult. Ao se fundir com a brasileira Montreal, as três marcas formaram uma nova organização, chamada HMD.

Para entender as necessidades do público e desenhar o trajeto da futura linha de metrô, a HMD realizou em 1967 a primeira edição da “Pesquisa Origem e Destino”, na qual entrevistadores colhem informações sobre os trajetos realizados pelas pessoas, como ponto de partida, local de chegada e modo de deslocamento.

Com os dados em mãos, começaram os trabalhos para a construção da malha ferroviária e, em 1968, foi criada formalmente a Companhia do Metropolitano de São Paulo para gerenciar a obra, iniciada em um terreno na Avenida Jabaquara, zona Sul da cidade.

Desenvolvimento e expansão

O metrô de São Paulo foi o primeiro do Brasil e é hoje o maior do País. (Fonte: Shutterstock)
O metrô de São Paulo foi o primeiro do Brasil e é hoje o maior do País. (Fonte: Shutterstock)

Em 1972, após a instalação inicial da malha de testes, a Companhia realizou uma viagem inaugural do primeiro metrô do Brasil entre as estações Jabaquara e Saúde. O meio de transporte só foi aberto ao público em 14 de setembro de 1974, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana, funcionando de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 13h, e transportando em média 2.858 passageiros por dia. Em 1978, foi inaugurada a estação Sé, conhecida por ser o local com maior fluxo diário de passageiros: até 600 mil pessoas.

As grandes inaugurações seguintes ocorreram em 1975: a abertura das estações Liberdade, levando o metrô até o centro, e a abertura da estação Santana, fazendo o metrô completar 16,7 quilômetros de extensão. Em paralelo, começaram as obras para a Linha Vermelha, que abrange as regiões leste e oeste da cidade. Em sua inauguração, o metrô contava com 25 trens. Hoje, o sistema possui 74,3 km de linhas ferroviárias e 64 estações

Fonte: Prefeitura de São Paulo, Metrô SP

Já conhece o Estadão Summit Mobilidade Urbana? Saiba o que rolou na última edição do evento.

O que achou?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Gostou? Compartilhe!