No último domingo (5), um carro explodiu enquanto era abastecido com gás natural. O caso aconteceu no posto do hipermercado Extra, localizado no Jardim Santa Rosália, em Sorocaba (SP), deixando a frentista do posto de gasolina ferida.
As chamas do veículo foram controladas rapidamente pelos bombeiros, que chegaram ao local pouco depois do incidente. No momento da explosão, o motorista não estava no carro e apenas a frentista estava por perto.
A funcionária foi arremessada a três metros, desmaiou e sofreu amnésia lacunar. A Unidade de Resgate que também se direcionou ao posto fez o atendimento da vítima de forma rápida e eficiente, oferecendo todos os cuidados necessários.
O carro ficou completamente destruído, com sua lataria e rodas totalmente distorcidas.
Explosão de veículo pode ter sido ocasionada por irregularidades
Em nota divulgada após o incidente, a empresa Naturgy, responsável pelo gás natural que estava sendo utilizado, disse que o veículo tinha um cilindro irregular para o abastecimento com esse tipo de combustível.
Apesar de as causas da explosão ainda estarem sendo investigadas por especialistas, esse fato pode explicar a causa do episódio.
Segundo o site Via Mútua, os acidentes envolvendo o GNV (Gás Natural Veicular) não são comuns e normalmente acontecem quando o kit instalado está com defeito ou quando o equipamento do posto está com pressão desregulada.
O manuseio incorreto das bombas durante o abastecimento também pode acarretar riscos para qualquer tipo de combustível, como gasolina, diesel, álcool e GNV.
Acidente chama a atenção para manutenção em veículos
O incidente que aconteceu em Sorocaba (SP) chama a atenção para a necessidade da manutenção constante do veículo e o uso de peças adequadas para o seu funcionamento.
De acordo com o site Movisat, durante o procedimento são realizadas verificações em diversos sistemas diferentes, como motor, freios, filtros e outros. Dessa forma, possíveis falhas e incidentes podem ser evitados, visto que a manutenção previne que eles apareçam.
Outro ponto positivo, é que essa também é uma forma de evitar custos futuros. Muitos consumidores acabam optando por deixar de fazer a manutenção dos veículos para economizar. No entanto, muitas vezes isso acaba fazendo com que eles gastem ainda mais, visto que em caso de acidentes é possível perder até mesmo todo o valor investido no automóvel.
Segundo o BS Auto Center, o procedimento, que às vezes pode levar apenas 30 minutos, garante uma maior segurança dos motoristas, passageiros e demais pessoas que fazem parte da sociedade.
Fonte: Movisat, Via Mútua.