Ícone do site Summit Mobilidade

Conheça as placas de acessibilidade e seus significados

A igualdade no que diz respeito ao acesso deve ser um dos principais objetivos que norteiam a construção e entrega de qualquer projeto nas cidades. E, apesar da necessidade concreta de que os espaços sejam partilhados entre diferentes públicos, ainda é notável a dificuldade enfrentada por pessoas que apresentam algum tipo de deficiência na hora de se locomover.

Tal público engloba também os indivíduos que exercem algum tipo de atividade profissional e precisam compartilhar dos mesmos meios de transporte e ambientes diariamente, mostrando que ainda há muito que se fazer para que todos tenham meios de exercer seu o direito de se locomover com segurança e autonomia.

Se locomover pela cidade ainda é tarefa difícil para pessoas que possuem algum tipo de deficiência. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Por isso, além de investir na construção e readequação dos espaços, é necessário tanto facilitar a sua identificação por parte do público quanto atuar na conscientização sobre o significado dos seus diferentes símbolos, promovendo uma maior inclusão social.

Hoje, os símbolos também se fazem presentes também no meio digital, atendendo aos preceitos constitucionais, e mostrando também a sua relevância para a disseminação do conhecimento e do acesso à informação. Confira, agora, as placas de acessibilidade e seus significados:

Símbolo Internacional de Acesso

(Fonte: Prefeitura de São Paulo/Reprodução)

O símbolo internacional de acesso é utilizado para representar todas as deficiências, bem como a presença de acessibilidade nas edificações, no mobiliário e em meios urbanos. Sua indicação pode vir de três formas: com o fundo azul sob a representação do símbolo branco, com o fundo preto com o pictograma em branco, ou ainda em vice-versa, com o fundo branco. Além disso, a figura não deve sofrer qualquer tipo de modificação e estar voltada para a direita.

Deficiência Visual

(Fonte: Prefeitura de São Paulo)

Indica a presença de equipamentos, mobiliário e de serviços para o público com deficiência visual.

Símbolo Internacional de Deficiência Auditiva

(Fonte: Prefeitura de São Paulo/Reprodução)

Adotado para sinalizar os locais que oferecem acessibilidade para pessoas que apresentem surdez ou mesmo para a identificação de uma pessoa com deficiência auditiva, podendo ser adotada, por exemplo, no adesivo do para-brisas do carro, auxiliando sua identificação.

Audiodescrição

(Prefeitura de São Paulo/Reprodução)

O símbolo da audiodescrição indica a acessibilidade no conteúdo transmitido em programas de televisão e filmes de cinema.

Símbolo do Cão-Guia

(Prefeitura de São Paulo/Reprodução)

Atende ao estabelecido na Lei 11.126, de 2005, que todo local deve permitir a entrada do animal, que serve de guia ao deficiente visual.

Leia também:

Braille

(Fonte: Prefeitura de São Paulo)

Indicação para o sistema de leitura e escrita tátil que faz uso de pontos de alto relevo para a indicação de seus caracteres. Estes podem ser aplicados em diversos meios, como quadros e panfletos.

Símbolo do Intérprete de Libras

(Fonte: Prefeitura de São Paulo/Reprodução)

Indica a presença do Intérprete de Libras para a transmissão de conteúdo, seja em eventos ou em programas televisivos.

Símbolo de Baixa Visão

(Fonte: Prefeitura de São Paulo/Reprodução)

Representa a disponibilidade de recursos para pessoas que apresentem algum tipo de deficiência visual, culminando com 30% ou menos de visão no melhor olho após a tentativa de correção por meio da utilização de óculos ou da realização de procedimento médico.

Closed Caption (legendas ocultas)

(Fonte: Prefeitura de São Paulo)

Indica a presença de legendas ocultas que podem ser ativadas para assistir à algum conteúdo televisivo ou midiático, como em DVDs e vídeos presentes na internet.

Símbolo do Transtorno do Espectro Autista – TEA

(Fonte: Prefeitura de São Paulo/Reprodução)

Sinaliza o atendimento prioritário para pessoas autistas, utilizado internacionalmente também para promover uma maior conscientização sobre as diferentes manifestações do espectro.

Fonte: Ministério da Economia, Prefeitura de São Paulo. Ministério Público de São Paulo

Sair da versão mobile