Ainda hoje se faz muita confusão sobre quais são os carros esportivos, e isso não é culpa exclusivamente dos consumidores “mal-informados”. Durante muito tempo, a indústria automotiva vendeu modelos ditos esportivos que não passavam dos mesmos projetos de carros populares com algumas alterações estéticas.
O que são carros esportivos?
Carros esportivos têm uma série de melhorias para aumentar a performance do veículo, como suspensão recalibrada, motor mais potente, amortecedores mais firmes e centro de gravidade mais baixo. Além disso, os adornos aerodinâmicos podem aparecer para ajudar no desempenho.
Com os preços automotivos em disparada, listamos os cinco carros esportivos mais baratos do Brasil em 2022. Os preços foram tomados de acordo com a sugestão da tabela Fipe, desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, na primeira semana de fevereiro de 2022. Alguns carros modelo 2021 que ainda têm unidades zero-quilômetro à venda também entraram na lista.
Os 5 carros esportivos mais baratos do Brasil
1. Sandero Sports RS — R$ 90.429,00
Muitos críticos do Sandero RS dizem que ele nada mais é do que uma versão melhorada do modelo popular. A crítica até faz sentido. Para um carro esportivo, o Sandero mantém um acabamento interno sem grandes luxos, mas as semelhanças com os modelos de entrada param por aí.
O Sandero RS recebeu volantes, pedais e bancos esportivos, para-choque dianteiro com DRLs, spoilers laterais, aerofólio e rodas de liga leve de 17 polegadas. Mecanicamente, as melhorias também são gritantes, o motor é o F4R 2.0 16V aspirado que rende até 150 cv de potência 20,9 kgfm com etanol. Além disso, o carro tem a suspensão com ajuste bem mais firme e freios a disco nas 4 rodas. Nada mal para o modelo esportivo mais barato do Brasil.
2. Peugeot 2008 Griffe — R$ 112.467,00
O modelo 2008 Griffe da Peugeot assumiu o lugar do 208 GT, que saiu de linha no Brasil, como um dos carros esportivos preferidos do brasileiro. O Griffe entrega 165 cv com gasolina e 173 cv com etanol. O modelo vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e alcança a velocidade máxima de 209 km/h. Além disso, o carro conta com seis airbags, central multimídia com Apple Carplay e Android Auto, teto panorâmico e ar-condicionado de duas zonas.
Leia também:
5 carros flex mais econômicos do Brasil
Carros elétricos: quanto custa carregar um veículo no Brasil?
Quais são os melhores carros pequenos e automáticos?
3. Volkswagen Polo GTS 1.4 TSI — R$ 132.351,00
O hatch esportivo da Volkswagen chega como o terceiro mais barato da categoria. O modelo apresenta o motor 250 TSI e injeção direta de combustível. Com isso, o carro alcança 150 cv de potência e torque de 25,5 kgfm, tanto com gasolina quanto com etanol.
O modelo TSI ganhou melhorias nos freios e na suspensão em relação aos convencionais. Além disso, o carro conta com câmbio automático de 6 marchas.
4. Volkswagen Virtus GTS 1.4 TSI — R$ 138.426,00
O Volkswagen Virtus apresenta a mesma mecânica do Polo GTS, mas em modelo Sedan. Com isso, distância entre-eixos do Virtus é 8,5 cm maior, garantindo mais espaço para os passageiros do banco de trás. O carro também tem 42,4 cm extras no comprimento e um porta-malas com 221 litros a mais.
Apesar do tamanho, o Virtus pesa apenas 51 kg a mais que o Polo, o que garante que o desempenho seja bem parecido. Enquanto o Polo faz de zero a 100 km/h em 8,4 segundos, o Virtus demora 8,7 segundos.
5. Honda Civic Sedan SPORT — R$ 125.584,00
O modelo esportivo 2022 do Honda Civic chega com motor 2.0 aspirado que entrega 150 cv com gasolina e 155 cv com etanol, ambos a 6.300 rpm. Além disso, o modelo conta com farol full led e uma nova central de multimídia.
No quesito segurança o Sport vem equipado com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade, controle de tração, freios ABS com EBD e câmera de ré com três modos de visão.
Fonte: Notícias Automotivas, Tabela Fipe, Agora Motor, Notícias Automóveis.