A Secretaria de Educação de Berlim, na Alemanha, está desenvolvendo um programa piloto em uma escola da cidade para incluir o ciclismo no currículo dos alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental. O plano integra lições sobre como pedalar nas aulas de Segurança no Trânsito e de Educação Física, que já existem.
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O principal objetivo da iniciativa é ensinar os pequenos a pedalarem com segurança e reduzir o número de acidentes nas ruas. Somente em 2020, 15 ciclistas já morreram em acidentes em Berlim.
Entre as lições, estão algumas regras de segurança, como sinalizar com o braço uma mudança de direção ou a frenagem. Desde cedo, as crianças serão educadas a terem atenção especial às entradas e saídas de estacionamento e respeito ao semáforo, além de usarem equipamentos de segurança, como capacete.
Remoção de ciclovias temporárias em Berlim
O anúncio da Secretaria de Educação de Berlim acontece em um contexto pouco favorável para os ciclistas na cidade. A construção da ciclovias temporárias não agradou a muitos motoristas, que perderam espaço para as bikes e afirmam que a mudança gerou mais congestionamento. Isso motivou uma ação na Justiça movida pela legenda populista de direita Alternativa para a Alemanha.
O partido argumentou que o governo da capital alemã não comprovou a necessidade da construção das ciclovias temporárias durante a pandemia. E a Justiça alemã decidiu que o governo de Berlim instalou as vias para bicicletas de forma ilegal, então determinou a remoção de oito ciclovias temporárias. A cidade ainda deve recorrer da decisão.
Perspectiva dos motoristas
A ação pela retirada de ciclovias é movida pela falta de uma perspectiva ampla da importância da bicicleta para a mobilidade urbana e para o meio ambiente. E a inclusão do ciclismo na grade curricular das escolas pode ser um passo importante para que futuros motoristas percebam como alguns comportamentos no trânsito colocam em risco a vida de ciclistas.
Boa parte daqueles que dirigem um automóvel nunca andou de bicicleta no meio urbano. E isso pode levar a atitudes pouco empáticas e até perigosas, como falta de paciência para aguardar ao fazer uma ultrapassagem e, ainda, o hábito de parar ou estacionar em uma ciclovia, obrigando os ciclistas a desviarem do obstáculo.
Iniciativa portuguesa
Também visando a uma mudança de comportamento no trânsito para a próxima geração, Portugal tornou obrigatório o ensino de ciclismo para as crianças a partir do Ensino Básico. A ação faz parte da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa, apresentada em 2019, que tem como objetivo central reduzir os acidentes com pedestres e ciclistas até 2030.
A partir de 2020, todos os alunos devem aprender a pedalar em treinamentos que variam conforme os níveis de escolaridade. O processo de aprendizagem será realizado por fases. No início, as crianças usam as bicicletas em um contexto protegido e vão adquirindo habilidades até chegar a pedalar em espaços públicos.
Fonte: Deustche Welle, Publico, Mobilize.
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