Segundo o Índice de Cidades Seguras (SCI) da Economist Intelligence Unit (EIU), Copenhague é hoje a cidade mais segura do mundo. A capital dinamarquesa foi destaque em uma série de indicadores, como segurança pessoal, digital e infraestrutura.
O prefeito de Copenhague, Lars Weiss, se pronunciou por meio de um relatório oficial após a divulgação da nova edição do SCI. “Um fator-chave que torna Copenhague uma cidade tão segura é sua pequena taxa de criminalidade, que atualmente está em seu nível mais baixo em mais de uma década. Focamos muito na intervenção precoce com iniciativas preventivas. Muitos deles são conduzidos por meio da cooperação local entre escolas, clubes de jovens, serviços sociais e a polícia”, disse Weiss.
Para Weiss, a baixa desigualdade social do município é outro fator de destaque. “É uma cidade mista, onde tanto a assistente de limpeza quanto o CEO se encontram no supermercado local e têm seus filhos na mesma escola. Esse é um dos pilares da cultura dinamarquesa e contribui muito para os altos níveis de confiança e segurança dos quais nos beneficiamos”, finaliza.
Índice de Cidades Seguras (SCI): saiba mais sobre o relatório
O Índice de Cidades Seguras (SCI) é um relatório anual da The Economist Intelligence Unit. Com sua primeira edição lançada em 2017, ele classifica anualmente 60 cidades usando 76 indicadores de segurança urbana.
Neste ano, segundo Naka Kondo, editora do relatório de 2021, o coronavírus provocou uma significativa mudança durante as análises. “A segurança digital é agora uma prioridade ainda mais alta à medida que mais trabalho e comércio são transferidos para a Internet. Os responsáveis pela segurança da infraestrutura precisam se ajustar a mudanças dramáticas nos padrões de viagens e onde os residentes consomem serviços públicos”, diz.
Além de Copenhague, outras cidades também se destacaram no SCI 2021. Confira a relação das cinco melhores classificações em cada um dos pilares de análise.
Segurança ambiental
1º Wellington
2º Toronto
3º Washington DC
4º Bogotá
5º Milão
Segurança digital
1º Sydney
2º Cingapura
3º Copenhague
4º Los Angeles
5º São Francisco
Segurança de infraestrutura
1º Hong Kong
2º Cingapura
3º Copenhague
4º Toronto
5º Tóquio
Segurança pessoal
1º Copenhague
2º Amsterdã
3º Frankfurt
4º Estocolmo
5º Bruxelas
Segurança sanitária
1º Tóquio
2º Cingapura
3º Hong Kong
4º Melbourne
5º Osaka
Fonte: Cities, Dancing Astronaut, Economist.