Copenhague é considerada a cidade mais segura do mundo

10 de outubro de 2021 3 mins. de leitura
Toronto e Amsterdã também estão entre as que mais oferecem segurança para seus moradores

Segundo o Índice de Cidades Seguras (SCI) da Economist Intelligence Unit (EIU), Copenhague é hoje a cidade mais segura do mundo. A capital dinamarquesa foi destaque em uma série de indicadores, como segurança pessoal, digital e infraestrutura. 

O prefeito de Copenhague, Lars Weiss, se pronunciou por meio de um relatório oficial após a divulgação da nova edição do SCI. “Um fator-chave que torna Copenhague uma cidade tão segura é sua pequena taxa de criminalidade, que atualmente está em seu nível mais baixo em mais de uma década. Focamos muito na intervenção precoce com iniciativas preventivas. Muitos deles são conduzidos por meio da cooperação local entre escolas, clubes de jovens, serviços sociais e a polícia”, disse Weiss. 

A capital da Dinamarca também é pioneira na mobilidade sustentável, sendo umas das cidades mais eco-friendly da Europa. (Unsplash/Reprodução)
A capital da Dinamarca também é pioneira na mobilidade sustentável, sendo umas das cidades mais eco-friendly da Europa. (Unsplash/Reprodução)

Para Weiss, a baixa desigualdade social do município é outro fator de destaque. “É uma cidade mista, onde tanto a assistente de limpeza quanto o CEO se encontram no supermercado local e têm seus filhos na mesma escola. Esse é um dos pilares da cultura dinamarquesa e contribui muito para os altos níveis de confiança e segurança dos quais nos beneficiamos”, finaliza.

Índice de Cidades Seguras (SCI): saiba mais sobre o relatório

Imagem do centro de Copenhague, cidade destaque no SCI 2021. (Unsplash/Reprodução)
Imagem do centro de Copenhague, cidade destaque no SCI 2021. (Unsplash/Reprodução)

O Índice de Cidades Seguras (SCI) é um relatório anual da The Economist Intelligence Unit. Com sua primeira edição lançada em 2017, ele classifica anualmente 60 cidades usando 76 indicadores de segurança urbana.

Neste ano, segundo Naka Kondo, editora do relatório de 2021, o coronavírus provocou uma significativa mudança durante as análises. “A segurança digital é agora uma prioridade ainda mais alta à medida que mais trabalho e comércio são transferidos para a Internet. Os responsáveis pela segurança da infraestrutura precisam se ajustar a mudanças dramáticas nos padrões de viagens e onde os residentes consomem serviços públicos”, diz.

Além de Copenhague, outras cidades também se destacaram no SCI 2021. Confira a relação das cinco melhores classificações em cada um dos pilares de análise. 

Segurança ambiental

1º Wellington

2º Toronto

3º Washington DC

4º Bogotá

5º Milão

Segurança digital

1º Sydney    

2º Cingapura

3º Copenhague

4º Los Angeles

5º São Francisco

Segurança de infraestrutura

1º Hong Kong

2º Cingapura

3º Copenhague

4º Toronto

5º Tóquio

Segurança pessoal

1º Copenhague

2º Amsterdã

3º Frankfurt

4º Estocolmo

5º Bruxelas

Segurança sanitária

1º Tóquio

2º Cingapura

3º Hong Kong

4º Melbourne

5º Osaka

Fonte: Cities, Dancing Astronaut, Economist.

Este conteúdo foi útil para você?

113130cookie-checkCopenhague é considerada a cidade mais segura do mundo