Ícone do site Summit Mobilidade

Itu transforma via de centro histórico em rua compartilhada

Itu, no interior de São Paulo, transformou uma das principais vias de seu centro histórico em uma rua compartilhada para aumentar a circulação de pedestres e revitalizar a área central. Seis quadras da Rua Floriano Peixoto, antiga Rua do Comércio, foram transformadas, redefinindo um trecho de aproximadamente 800 metros.

O Summit Mobilidade Urbana debate soluções atuais para o segmento. Conheça o evento

O novo desenho urbano reduziu o espaço para estacionamento de carros e ampliou a área destinada à mobilidade ativa, bem como os serviços para pedestres e ciclistas. Foram instalados cinco bebedouros para humanos e animais, como cães-guias, distribuídos nas quadras com maior circulação de pessoas e nas proximidades das agências bancárias.

Áreas de convivência e descanso foram definidas de forma estratégica para favorecer a contemplação dos edifícios tombados. O mobiliário implantado foi colocado em harmonia com os equipamentos já existentes nas praças, assim como bancos e floreiras, melhorando a qualidade ambiental.

Curitiba planeja mobilidade mais sustentável após a pandemia

A transformação da área histórica também contou com a instalação de bicicletários em formato de mola e acessibilidade a cadeirantes e pessoas com limitações de mobilidade. Todas as intervenções realizadas são reversíveis, respeitando as normas de preservação de áreas tombadas. A revitalização ainda incluiu um projeto de fachadas, a troca de tubulação e a pavimentação asfáltica.

A expectativa é que a rua compartilhada estimule atividades de socialização, compras e descanso e crie áreas de convívio. Antes da implantação, o projeto de revitalização da área foi discutido com a comunidade e com os comerciantes, e a sociedade pôde opinar sobre as melhorias e colaborar com sugestões para a readequação da via no formato de boulevard.

Área de estacionamento de veículos foi utilizada para ampliar espaços para convivência e circulação de pedestres. (Fonte: Prefeitura de Itu/Divulgação)

O projeto pretende resgatar o conceito de “cidade do interior” com áreas que favoreçam a multifuncionalidade, permitindo a realização de eventos culturais e turísticos, como exposições, shows musicais, festas religiosas, além da visitação aos imóveis com valor histórico. Com maior circulação de pessoas, a iniciativa visa, ainda, aumentar a segurança dos pedestres.

Espaço para veículos motorizados

Transformações incluíram intervenções na rede de água e esgoto, recapeamento asfáltico e pintura sinalizadora para delimitar o espaço dos veículos. (Fonte: Prefeitura de Itu/Divulgação)

Apesar de ampliarem os espaços destinados para a mobilidade ativa, as transformações realizadas em Itu não alteraram a via para veículos, garantindo que o tráfego não fosse impactado. O asfalto foi pintado para sinalizar a característica de rua compartilhada.

Mobilidade ativa ganha mais atenção com a pandemia

A requalificação ampliou o número de vagas especiais de 20 para 27, e foram disponibilizadas 8 vagas de carga e descarga ou embarque e desembarque, 5 para idosos, 6 para deficientes, 6 rotativas e 2 para viaturas. Além disso, foram criados espaços para motocicletas em três locais.

Avaliação do projeto

Com apenas algumas semanas da inauguração, o Boulevard Floriano Peixoto tem se tornado uma das melhores zonas transitáveis de Itu ao proporcionar um espaço agradável e seguro para o deslocamento a pé com segurança devido às intervenções realizadas e à baixa velocidade dos veículos.

Google mostra impacto do novo coronavírus na mobilidade urbana

O redesenho da via do centro histórico foi aprovado por moradores e comerciantes, o que demonstra que uma boa infraestrutura urbana com um ambiente mais amigável para pedestres pode transformar regiões urbanas degradadas ou subutilizadas. A expectativa é que todos os planos de renovação do poder público local sigam essa linha, tornando Itu grande exemplo para outras cidades.

Fonte: Grande Itu, Mobilize, Prefeitura de Itu

Conheça o maior e mais relevante evento de mobilidade urbana do Brasil

Sair da versão mobile