Carros voadores vêm despertando o interesse da indústria automobilística tradicional. Depois de Toyota, Hyundai e General Motors, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) anunciou sua entrada no mercado de mobilidade urbana aérea com o lançamento de sua primeira aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) ainda em 2021.
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O grupo ítalo-americano fechou um acordo com a startup Archer para acelerar o desenvolvimento de um veículo capaz de viajar 100 quilômetros a uma velocidade máxima de 240 quilômetros por hora, movido por uma bateria com capacidade utilizável de 143 quilowatts-hora. A parceria vai permitir a redução significativa de gastos com produção ao possibilitar que a startup acesse a cadeia de suprimentos de baixo custo da FCA.
De acordo com a Morgan Stanley, a mobilidade aérea sustentável deve movimentar US$ 1,5 trilhão em 2040. “A eletrificação no setor de transporte, nas estradas ou no ar, é o futuro e, com qualquer tecnologia nova e em rápido desenvolvimento, a escala é importante”, disse Doug Ostermann, vice-presidente e chefe de desenvolvimento de negócios globais da FCA.
Parceria entre Fiat e Archer
A parceria entre a Fiat e a Archer já existe há cerca de um ano. Até então, o trabalho conjunto das duas empresas resultou na inclusão de elementos de design e ergonomia de passageiros da FCA e peças como maçanetas e cintos de segurança provenientes da cadeia de suprimentos da montadora. O novo acordo amplia essa colaboração.
Uma equipe de 300 engenheiros do grupo da FCA deve trabalhar com a Archer em áreas-chave, como compostos avançados, ruído, vibração e aspereza, em que a experiência da montadora agregará valor significativo ao cronograma de desenvolvimento de produtos da startup. A companhia também poderá colaborar com células de bateria e motores elétricos.
A Archer pretende iniciar voos de teste de uma versão menor de sua aeronave de dois lugares no primeiro semestre deste ano. Sua meta é começar a fabricação em massa da última aeronave de cinco lugares em 2023 e lançar um serviço de táxi aéreo de passageiros em Los Angeles e Miami (EUA) em 2024.
Certificação de carros voadores
Essa velocidade de desenvolvimento pode não ser alcançada, segundo alerta John Hansman, professor aeroespacial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Os fabricantes precisam obter a certificação de produção para todas as peças de uma aeronave para mostrar que estão de acordo com os padrões aeroespaciais de força, vibração e resistência a corrosão, entre outros critérios, e precisam da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) para aprovar a solidez de toda a fabricação.
Embora as montadoras possam ter a experiência de produção em massa que falta aos fabricantes de aeronaves, não está claro até onde sua ajuda irá, uma vez que seus métodos e seus produtos não atendem aos rigorosos padrões de segurança da aviação. Mas fundadores da Archer discordam: “Acreditamos que o Archer será um dos primeiros, senão o primeiro veículo, a chegarem ao mercado”, concluiu Brett Adcock.
Fonte: Stellatis Press, EVTOL News, Archer
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