Fundada pelos povos portugueses, a cidade de Vitória completa 472 anos hoje, 08 de setembro. E além de contar com uma programação para celebrar o aniversário da capital capixaba que merece ser acompanhada de perto, a data oferece uma excelente oportunidade de relembrar algumas de suas características e fatos mais marcantes. Pensando nisso, confira, abaixo 5 curiosidades sobre Vitória:
1. Vitória é uma das cidades mais antigas do País
Em meio à divisão das capitanias hereditárias ocorrida em território brasileiro, a ocupação portuguesa onde hoje fica Vitória se iniciou poucas décadas após do descobrimento do País, em 1535. Porém, foi apenas depois de vencer a batalha contra os índios goitacazes, em 1551, que ela, oficialmente, ganhou o nome de Ilha de Vitória. Vale ainda lembrar que a sua emancipação política somente ocorreu em 24 de fevereiro de 1823.
2. Nomes que ficaram na história
Uma outra curiosidade envolvendo essa antiga cidade é que, além do nome pelo qual atende atualmente, Vitória já foi chamada de “Cidade Presépio do Brasil”, em virtude de as luzes características da ocupação populacional serem observadas nos morros que estão distribuídos em parte do território. “Ilha do Mel” figura como outro apelido já empregado, reforçando a beleza natural encontrada em sua extensão, como mostram as praias e suas construções históricas.
Leia também:
- Como melhorar a mobilidade das regiões metropolitanas?
- Como a IA pode afetar a mobilidade urbana?
- Estudo indica os desequilíbrios presentes no transporte público do País
3. Vitória é uma das três capitais brasileiras localizadas em ilhas
Formada por um arquipélago de 33 ilhas, somada a uma porção de terra continental, ela possui 93,38 km² de extensão, fazendo que, assim como Florianópolis (SC) e São Luís (MA), Vitória seja uma das três capitais de estados brasileiros localizadas em ilhas. Porém, apesar dessa particularidade, assim como ocorrido em boa parte do País, sua ocupação se iniciou nas áreas mais próximas do litoral antes de avançar rumo à porção continental.
4. A cidade foi destaque no Connected Smart Cities 2022
Em 2022, Vitória conquistou a sétima posição no ranking Connected Smart Cities 2022, ocupando também a quarta posição dentre as cidades do sudeste brasileiro. Já entre as cidades de 100 a 500 mil habitantes, a capital do Espírito Santo ganhou uma posição de destaque ainda maior com a liderança.
5. Uma cidade que estimula a mobilidade ativa
Atualmente, Vitória conta com uma população de 322.869 habitantes (2022). Segundo dados fornecidos pela prefeitura para a Aliança Bike, no Ranking de Ciclovias e Ciclofaixas nas capitais brasileiras (2023), ela aparece como detentora de 64,67 km de ciclofaixas e ciclovias. Assim, ela ainda apresenta a quinta maior média de cobertura a cada 100 mil habitantes, alcançando os 19,49 km.
Fonte: IBGE, UFES, AMUNES, Connected Smart Cities,Prefeitura de Vitória