Anualmente, o Prêmio Mobilidade Estadão elenca ações inovadoras e exemplos que merecem ser levados adiante em diversos segmentos. Na edição de 2023 do evento, São José dos Campos foi anunciada como a cidade destaque em mobilidade.
Localizado no interior de São Paulo, na região do Vale do Paraíba, o município tem 1.099.409 quilômetros quadrados de extensão e população estimada em 725.419 habitantes, segundo prévia do Censo de 2022 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A cidade é considerada uma das melhores para se viver no País, constituindo um polo tecnológico importante do Estado de São Paulo, atraindo empresas e contribuindo com a inovação e o empreendedorismo.
Sustentabilidade como um dos pilares
A ampliação das áreas verdes também é uma das prioridades na cidade, motivando a adoção de programas como o Arboriza São José, que contribui com o plantio e a preservação de árvores nas ruas e nas áreas públicas, melhorando a qualidade do ar.
O mapeamento das árvores da cidade foi realizado para facilitar o controle e a adoção de cuidados referentes à conservação delas. A prática é uma amostra do uso positivo da tecnologia na gestão de dados da cidade e garantiu o selo do Programa Tree Cities of the World, da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2021.
São José dos Campos ainda conquistou o certificado da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de Primeira Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável do País em 2022. Isso porque o processo de modernização do local tem levado em consideração a sustentabilidade, com a exigência de que a construção ou a reforma de imóveis utilizem materiais de menor impacto ambiental, por exemplo.
Leia também:
- Qual é a cidade mais verde do Brasil?
- Principais dúvidas sobre a bateria do carro elétrico
- 4 tendências de mobilidade urbana em 2023
Investimento em frota de ônibus elétricos
No transporte urbano, a adoção do veículo leve sobre pneus (VLP) contou com o auxílio do governo estadual e a escolha de modelos exclusivos para o deslocamento na cidade. A operação, iniciada em dezembro de 2021, é tida como uma iniciativa importante para a ampliação de veículos elétricos no País, servindo de modelo para outras cidades. Ao todo, há 12 ônibus elétricos em circulação no município.
Na live “Momento Mobilidade”, realizada pelo Estadão, Letícia Lima, secretária adjunta de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, reforçou que o prêmio recebido é fruto de um trabalho que tem sido realizado há anos na cidade, projetado para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população.
Quer saber mais da iniciativa e dos planos da cidade para o futuro? Clique aqui e assista à transmissão do “Momento Mobilidade Estadão” sobre a cidade de São José dos Campos.
Fonte: Estadão, Prefeitura de São José dos Campos, IBGE