Qual é a cidade mais verde do Brasil?

29 de março de 2022 4 mins. de leitura
Descubra qual é a cidade mais verde do Brasil e como a preservação do meio ambiente pode melhorar a qualidade de vida urbana

Cada vez mais a preservação de áreas verdes dentro dos perímetros urbanos vem ganhando importância. A arborização das cidades incide diretamente na temperatura sentida pelos habitantes, e a manutenção de matas ciliares e de maiores porções de terra não cimentada ajuda no escoamento das águas, impedindo enchentes.

Inscreva-se agora para o Estadão Summit Mobilidade. É online e gratuito!

Com essas pautas, surge o conceito de infraestrutura verde, que é a maneira como elementos naturais se interligam e conservam suas funções nas áreas urbanas. Além do nível de arborização, a taxa de área verde por habitante influencia na qualidade de vida, por dar opções de lazer sustentável aos moradores e ajudar na diminuição da poluição e do calor. A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que as cidades tenham pelo menos 18 m² de área verde por habitante.

Leia também:

Como as cidades mais quentes do mundo sobrevivem ao calor?

Ilhas de calor: 5 soluções para enfrentar o problema

De que forma o homem interfere nas mudanças climáticas?

No último Censo Demográfico (2010), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mapeou as taxas de arborização em vias públicas nas cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes. Confira a seguir as mais bem colocadas no ranking das cidades mais verdes do Brasil.

1. Goiânia

A capital do estado de Goiás foi eleita a cidade mais verde do Brasil. A taxa de arborização dela é de 89,3% no mapeamento do IBGE. Além disso, ela conta com 94 m² de área verde por habitante.

No quesito taxa de arborização, Goiânia é a cidade mais verde do Brasil. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
No quesito taxa de arborização, Goiânia é a cidade mais verde do Brasil. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

2. Campinas

Campinas, em São Paulo, fica com a segunda posição de cidade mais verde, com a taxa de arborização de 87,5%. Muito da vegetação de Mata Atlântica original na cidade foi devastado; então, estima-se que restem 5% da mata nativa. Por isso, desde 1994, o município passa por diversos programas de recuperação ambiental e restabelecimento das matas ciliares. Um dos destaques é a Praça Ulysses Guimarães, uma área verde de lazer com 130 mil metros quadrados.

3. Belo Horizonte e Porto Alegre

Em terceiro lugar, ficaram Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). Ambas as capitais contam com 82,7% de taxa de arborização.

5. Curitiba

A cidade, que por muitos anos ficou conhecida como capital verde do País, caiu algumas posições no ranking. Fruto do rápido crescimento urbano, a taxa de arborização de Curitiba caiu para 76,1%.

Apesar da diminuição na taxa de árvores em perímetro urbano, a área verde de Curitiba ainda se destaca graças aos mais de 27 parques e 16 bosques espalhados pela capital paranaense. Essas opções de lazer garantem que a cidade mantenha 60 m² de área verde por habitante.

Jardim Botânico de Curitiba, importante cartão postal da capital paranaense. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Jardim Botânico de Curitiba, importante cartão-postal da capital paranaense. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Outros destaques

São José dos Campos, uma das cidades brasileiras de destaque na proteção de árvores nativas. (Fonte: Shuterstock/Reprodução)
São José dos Campos, uma das cidades brasileiras de destaque na proteção de árvores nativas. (Fonte: Shuterstock/Reprodução)

A Arbor Day Foundation e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) lançaram, em 2019, o programa Tree Cities of the World. O programa tem por objetivo conectar cidades comprometidas com o cuidado de suas florestas urbanas. Para poder participar do programa, as cidades candidatas devem cumprir uma série de exigências de excelência em silvicultura.

Assim, são 120 cidades de 23 países que integram a lista. Entre elas, três municípios brasileiros: Campo Grande (MS), São Carlos (SP) e São José dos Campos (SP).

Quer saber mais? Assista aqui à opinião e à explicação de nossos parceiros especialistas em mobilidade.

Fonte: Arch Daily, WRI Brasil, Goiânia.gov, Conexão Planeta, ONU, FAO, Tree Cities of the World.

Este conteúdo foi útil para você?

129850cookie-checkQual é a cidade mais verde do Brasil?