Quem se habitua a dirigir carro automático pode ter alguma dificuldade com o manual. Afinal, a embreagem, tão temida entre os motoristas de primeira viagem, volta a ser necessária.
Porém, o contrário também pode ser verdade. O carro automático tem a direção facilitada, mas exige adaptação. Por isso, preparamos uma lista com alguns elementos que vão facilitar a vida de quem está se habituando a esse modo de guiar o veículo. Confira essas dicas e fique tranquilo: é só acelerar.
1. Conheça as marchas de um veículo automático
Mesmo sendo automático, o câmbio do veículo apresentará algumas opções. Em regra, ele terá a função N (ponto morto), o R (ré) e algumas opções de direção. Normalmente, a locomoção na cidade fica por conta da função D (drive). Para mudar a marcha em uma ultrapassagem na rodovia, existem funções como o D2 e D3.
Você também poderá encontrar as funções L e S, em que o sistema baixa a rotação do motor e exige menos dos freios em uma descida de serra, por exemplo; e à função Sporting, em que o carro faz a troca de margens com rotações maiores.
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2. Saiba a forma correta de dar a partida
Segurança é tão importante quanto comodidade. Por isso, você verá que os carros automáticos não permitirão ligar ou desligar se não estiverem no modo P (park), para estacionar, ou N (neutro). A letra de identificação pode mudar, a depender do modelo, mas a função será a mesma.
Além disso, você deve dar partida pisando no pedal do freio. Essa é outra forma de garantir que o carro não acelere de forma indesejada, causando acidentes.
3. Acione a manopla corretamente
É importante que essas funções sejam acionadas de forma suave, sob pena de danificar o sistema de câmbio do carro. Por isso, tenha sempre suavidade ao manejar a manopla. Em alguns modelos, o próprio veículo impede mudanças bruscas.
Outra dica importante é não descansar a mão sobre a marcha enquanto dirige. Isso também pode danificar o sistema e gerar prejuízos mecânicos (e financeiros). Além disso, é necessária muita atenção durante a troca de marchas — exceto entre as funções D, que nivelam a exigência do motor, não se deve trocar as marchas com o carro em andamento. Se você deseja dar a ré, por exemplo, certifique-se de que o carro está totalmente parado para então acionar a função R.
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Dica extra: olho na manutenção
Por fim, vale a pena você saber uma última dica sobre o carro automático: dê uma atenção extra à manutenção. O reparo do câmbio pode custar até R$ 10 mil, razão de sobra para caprichar nas revisões.
Para saber a frequência com que seu carro deve visitar o mecânico, confira o manual do seu veículo. Em média, deve-se fazer isso a cada 10 mil ou 20 mil quilômetros ou quando você perceber algum ruído diferente, pois seu carro pode estar pedindo socorro por algum probleminha mecânico.
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Fonte: Autopapo, Notícias Automobilísticas, Notícias Automotivas.