Ícone do site Summit Mobilidade

Venda de carros elétricos triplica em 2021

EV Car or Electric car at charging station with the power cable supply plugged in on blurred nature with soft light background. Eco-friendly alternative energy concept

Quando o assunto é carro elétrico, a questão não é saber se ele vai pegar, mas quando. O ano de 2021 veio para mostrar que a popularização desse tipo de veículo está cada vez mais próxima. Passo a passo, o Brasil se familiariza com o novo modal.

Entenda mais do aumento na venda dos automóveis elétricos e o que isso significa para o setor, que comemora o resultado.

Aumento na venda de veículos elétricos

O aumento de estrutura para carregamento de veículos elétricos é um estímulo à popularização do setor. (Fonte: Marcos Casiano/Shutterstock/reprodução)

O número de carros elétricos nas ruas está aumentando. Quem garante isso é a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), que registrou um crescimento de 77% nas vendas de 2021 em relação ao ano anterior, atingindo 30 mil novos veículos na rua. O número envolve tanto automóveis elétricos puros como híbridos.

Mas o que está chamando a atenção é uma tendência específica, mesmo que de menor escala: os dados da entidade demonstram que a venda de veículos elétricos puros em 2021 saiu de 801 para 2,86 mil, ou seja, a escolha dos brasileiros por esse tipo de carro mais que triplicou.

O número chama a atenção também porque os automóveis elétricos puros são aqueles que têm baterias alimentadas por um ou mais motores elétricos e são carregados em postos de abastecimento elétricos. Nada de combustível, portanto uma grande mudança no comportamento dos motoristas.

Já os automóveis híbridos, que dividem combustão com geração de energia elétrica, são mais populares do que os puros. Além de um pouco mais baratos, comparativamente, eles são mais amistosos ao motorista que ainda experimenta essa transição. É um bom meio-termo entre a tradição e a vontade de preservar o bolso, castigado pelo preço dos combustíveis.

Por isso, tudo indica que os híbridos sejam a porta de entrada dos motoristas comuns no mundo dos elétricos. Então, feita a primeira experiência, o segundo passo pode ser adotar veículos puros. 

É por isso que triplicar a saída desses veículos pode apontar para uma tendência de consumo a médio e longo prazos, sendo mais importante do que os números em si. Se ela representar o ritmo da troca de modal, o horizonte será animador.

Veja mais:

Conheça o primeiro carro elétrico pensado para cadeirantes

Quais são os benefícios dos carros elétricos?

Conheça o robô que recarrega carros elétricos pelo celular

Entenda os avanços nos veículos elétricos

O fato de os veículos elétricos estarem em fase de consolidação pode trazer benefícios aos consumidores. (Fonte: Portal Acesse/reprodução)

Os veículos elétricos não são importantes apenas porque a matriz energética é mais limpa. A criação desse modal envolve outros aspectos de inovação e tecnologia. Veja outros benefícios de adotá-lo.

A vantagem de começar do zero

Veículos elétricos estão sendo adaptados a demandas de motoristas que não encontram espaço nos veículos tradicionais. Um exemplo é o carro elétrico para cadeirantes em que as pessoas com deficiência não são carona, mas motoristas. Entram no carro por uma rampa na parte traseira e dirigem o veículo, ganhando autonomia.

O melhor do 5G 

O fato de os carros elétricos estarem crescendo no período de implantação do 5G no Brasil ajuda a criar um espaço no mercado para uma série de soluções. Uma delas se refere à possibilidade de disparar o carregamento do veículo por app no celular. Nesse caso, um robô autônomo vai até o carro, acopla-se a ele e garante a carga.

Será que está mesmo ligado?

Os carros elétricos são mais silenciosos. Como não há o ruído típico da combustão de álcool ou gasolina, a experiência da direção é mais agradável, além de diminuir a poluição sonora.

Será que está mesmo abastecido?

Pode olhar sua conta de luz: você vai sentir pouca diferença ao abastecer seu veículo no dia a dia. O preço do carregamento elétrico é muito menor do que o do abastecimento à gasolina. 

O pesadelo dos mecânicos

Por que não queima combustível, o carro elétrico tem um custo de manutenção reduzido. É verdade que ele é mais caro, mas o desgaste das peças é muito menor.

E do governo

Outro gasto que pode ser abatido é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Em alguns estados brasileiros, há isenção total do tributo e, em outros, um abatimento de 50%.

Quer saber mais? Assista aqui à opinião e explicação dos nossos parceiros especialistas em mobilidade.

Motivos não faltam para trocar o carro comum pelo elétrico. E, com o passar do tempo, o volume de vendas vai tornar o elétrico puro cada vez mais acessível. Ganham o bolso e o meio ambiente. 

Fonte: Revista Planeta, SMABC.

Sair da versão mobile