Em março deste ano aconteceu o Smart City Expo Curitiba 2022, oferecendo insights sobre cidades sustentáveis e mobilidade inteligente para o futuro. O evento, que foi realizado no Expo Barigui e recebeu especialistas e investidores de todas as partes do mundo, apresentou inúmeras tendências do mercado de smart cities. Confira quatro dessas ações.
1. Veículos elétricos
Apesar de os carros elétricos terem uma tímida presença no Brasil devido ao alto preço, a tendência é que essa realidade mude nos próximos anos. Isso ficou nítido com a presença da Mobilize Beyond Automotive no evento, uma marca do grupo Renault focada em veículos zero carbono.
Inscreva-se agora para o Estadão Summit Mobilidade. É online e gratuito!
Além de levar diversos automóveis elétricos para o Expo Barigui, a empresa apresentou as vantagens que as cidades podem obter com eles, como a não emissão de gases poluentes e a diminuição do barulho em vias urbanas.
2. Inteligência artificial
Durante o Smart City Expo Curitiba 2022, diversas cidades construíram stands para mostrar alguns projetos que estão sendo executados para torná-las mais inteligentes. Uma característica presente em várias delas foi o uso de inteligência artificial para controlar iluminação, semáforos e segurança pública.
Como exemplo, a prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) divulgou a parceria público-privada com a empresa Smart Luz, que visa adaptar a cidade ao conceito de smart city até 2040.
Leia também:
Qual é o caminho para cidades inteligentes mais igualitárias?
Tecnologia e cidades inteligentes são debatidas no Summit Mobilidade 2021
O papel da inclusão digital na construção de cidades inteligentes
3. Destinos turísticos inteligentes
Uma cidade inteligente também deve considerar os grandes efeitos da globalização para apresentar soluções para turistas e visitantes. Isso levou cidades como Foz do Iguaçu (PR) e Santiago del Estero (Argentina) a divulgar seus atrativos e os principais projetos ligados à mobilidade urbana.
Foz do Iguaçu apresentou a implementação de políticas públicas para facilitar a interação e a integração com turistas antes, durante e depois da viagem, o que vai aumentar a experiência de visitação e posicionar a cidade como um destino turístico inteligente.
4. Interesse pela mobilidade urbana
Durante o Smart City Expo Curitiba 2022 também foi possível identificar o forte interesse pela mobilidade urbana no Brasil. Além do comparecimento de diversas autoridades brasileiras e profissionais da área, São José dos Campos (SP), a primeira cidade inteligente do Brasil, mostrou seu empenho para enfrentar seus principais problemas por meio da tecnologia.
Fonte: Prefeitura de Curitiba, Tembici, Smart City Expo Curitiba.