Se é verdade que o ritmo da vida urbana tem sido cada vez mais acelerado, é realidade também que isso causa uma série de problemas individuais e coletivos. O trânsito, submetido à aceleração de quem precisa se deslocar com rapidez, é desafiado a ser cada vez mais eficiente.
Porém, em todo o mundo, as cidades que são referência em mobilidade urbana têm diminuído a velocidade de suas vias. Como isso é possível? Por que gestores públicos e especialistas tomam essa decisão que parece ir na contramão da necessidade da população?
Conheça os benefícios de diminuir a velocidade nas principais vias urbanas e entenda a razão de o mundo aderir agora a esse fenômeno.
1. Menos mortes no trânsito
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes de trânsito são a primeira causa de morte entre 15 e 29 anos, sobretudo entre homens, que respondem por 80% desse contingente. O Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial de mortes em acidentes de trânsito.
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Por essa razão, o principal e mais procurado benefício na diminuição da velocidade máxima das vias urbanas é a queda na letalidade desses acidentes. Aliás, cada vez mais o setor especializado traz o termo “sinistros”, em vez de acidentes, pois considera-se que eles poderiam ser evitados na maior parte dos casos.
A velocidade está entre os fatores que, quando bem observados, reduzem significativamente as mortes no trânsito. Segundo o Instituto WRI Brasil, a 30 quilômetros por hora, a chance de um sinistro ser fatal é de 10%. A 40 km/h, o índice é de 30%. Já a 50 km/h, a chance de óbito cresce para 85%.
2. Menos pessoas lesionadas
Porém, mesmo nos casos em que pedestres e ciclistas sobrevivem, é comum haver lesões graves temporárias ou permanentes. Isso pode comprometer de forma severa a pessoa atropelada de diversas formas: cognitiva, motora e até mesmo financeira.
Nesse sentido, os cofres públicos também são afetados, seja no socorro e reabilitação, seja com apoio previdenciário. Segundo a Secretaria de Previdência do Governo Federal, o custo total dos acidentes de trânsito para a sociedade representa 5% do PIB, o que soma aproximadamente R$ 295 bilhões.
3. Menos poluição
Há boas razões para acelerar menos. Quanto mais se acelera, mais o motor precisa trabalhar e, portanto, mais combustível é queimado.
Além da poluição do ar, que está entre os principais problemas de saúde vividos nos centros urbanos, a poluição sonora também deve ser considerada. Dor de cabeça e estresse estão entre os problemas mais diretamente ligados ao acúmulo de sons, que são causados, em parte, pela aceleração dos veículos.
4. Mais acessibilidade urbana
Outro fator importante que motiva as cidades a diminuir a velocidade máxima das vias é a acessibilidade de quem é mais frágil. Idosos e crianças são exemplos de pessoas diretamente beneficiadas, que ganham um motivo a mais para saírem de casa com mais frequência.
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O sistema de Visão Zero no trânsito, preconizado pela Organização das Nações Unidas e liderado pela Suécia, defende que os erros humanos devem ser considerados. Uma criança correr para o meio da rua ou um motorista se distrair por um segundo são incidentes comuns, portanto precisam ser considerados. E, quanto maior a velocidade, maior a chance de um desfecho trágico.
5. Mais ciclistas na rua
Outro benefício de ter carros mais lentos é a segurança dos ciclistas. Essa pode ser a diferença entre se optar ou não por esse modal de transporte, que é mais econômico, sustentável e saudável.
Portanto, motivos não faltam para andar em velocidade moderada, e diminuir a velocidade é apenas o primeiro passo. A ideia final é deixar o carro na garagem e caminhar, pedalar ou usar modais coletivos.
Fonte: WRI Brasil, Previdência Gov.
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