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Modal rodoviário: entenda a história e sua importância

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Na década de 1920, quando o Estado de São Paulo estava sob o governo de Washington Luís, duas estradas foram inauguradas e serviram de inspiração para todas as seguintes.

Os dois acessos ligavam as cidades de Campinas e Itu à capital paulista. O lema do governador era “governar é construir estradas”. Esse foi um dos primeiros passos para o avanço do modal que é soberano no Brasil: o rodoviário.

A primeira rodovia do Brasil foi inaugurada em 1928. O percurso foi completamente pavimentado e ligava as cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis. Atualmente, o trecho está integrado à BR 040.

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Expansão do modal rodoviário

Na década de 1950, aliada ao avanço da fabricação de automóveis, a expansão do modal rodoviário teve início. Juscelino Kubitschek comandava o País e colocou em prática o lema de Washington Luís investindo nas rodovias em vez de outros modais.

Naquela época, apesar do modal ferroviário ainda ser muito utilizado, foi perdendo espaço para as rodovias e para o “boom” do mercado automotivo que também estava em destaque no Brasil. A implantação de impostos destinados ao setor foi outro fator decisivo para a expansão das rodovias.

Nos anos 1970, devido à escassez de recursos ocasionada pela extinção de alguns impostos sobre serviços, os investimentos no modal rodoviário deixaram de ser prioridade. As rodovias ficaram em segundo plano e acabaram perdendo qualidade.

Um marco daquele período foi o planejamento da Transamazônica que, a princípio, foi pensada para ter 8 mil quilômetros de extensão, ligando Norte e Nordeste do País ao Peru e ao Equador.

Mas a Transamazônica, apesar de ser a terceira maior rodovia brasileira — com 4 mil quilômetros de extensão que ligam os Estados da Paraíba, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas — não é pavimentada em grande parte.

Transamazônica acabou sendo conhecida como uma “obra faraônica” e não é pavimentada em uma grande parte. (Fonte: Gettyimagens/ Reprodução)

Dados mais recentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mostram que apenas 146 mil quilômetros, dos 1,8 milhão que corresponde ao modal rodoviário do País, são pavimentados.

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou que quase 75% das rodovias brasileiras têm imperfeições — 15% estão em péssimas condições, um quarto delas está na Região Nordeste brasileira e 11% ficam no Sudeste.

Privatização do modal rodoviário

Na década de 1990, foi inaugurado no Brasil o Programa de Concessões de Rodovias, que se tornou sinônimo de trechos mais seguros e bem assistidos, mas, claro, aliado a cobranças extras de manutenção com a criação das praças de pedágios. Atualmente, 36 concessionárias dividem a administração de 9,5 mil quilômetros da malha rodoviária do País.

Atualmente, 36 concessionárias dividem a administração 9,5 mil quilômetros da malha rodoviária do País. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Hoje, as rodovias superam outros modais de transporte quando o assunto é escoamento de cargas, sendo responsáveis por 75% da logística de toda produção brasileira.

Fonte: CNTTL, Rádio Câmara, Brasil Escola.

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