O relatório INRIX 2022 Global Traffic Scorecard, que monitora a mobilidade urbana mundial, cita as cidades mais congestionadas no Reino Unido, entre as quais Londres, considerada como tendo o pior trânsito em escala global. Também listou os dez lugares com o pior trânsito do mundo, mas o Brasil não figura na lista, que basicamente é dominada por cidades localizadas nos Estados Unidos, na França, no Reino Unido, no México e na Itália.
Leia também:
- Quais são as cidades com o pior trânsito do mundo?
- Janeiro Branco: como cuidar da saúde mental no trânsito?
- Segurança no trânsito: a importância das zonas de baixa velocidade
As 10 cidades com o pior trânsito do mundo
A seguir, confira as cidades com o maior índice de congestionamento, de acordo com o estudo.
10. Monterrey, no México
Em 2021, a cidade ocupava a 36ª posição, subindo 26 delas no último ano (aumento de 66%). O relatório estima que os motoristas mexicanos que residem ou passam pelo local gastaram até 116 horas no tráfego ao longo de 2022.
9. Palermo, na Itália
A nona posição ficou para a cidade localizada na região italiana da Sicília. Em 2021, Palermo estava na mesma posição. Estima-se que os motoristas perderam um total de 121 horas ao longo de 2022.
8. Miami, nos Estados Unidos
Os Estados Unidos aparecem em quatro posições no estudo. Miami ocupa a oitava posição, representando aumento de 59% em comparação com 2021, quando ocupava a 32ª marca. Norte-americanos e turistas em geral perderam em torno de 105 horas no trânsito.
7. Toronto, no Canadá
Ainda na América do Norte, outra cidade que figura na lista é a canadense Toronto, capital da província de Ontário. A cidade pulou da 22ª para a sétima posição, o que representou aumento de 59% no índice de congestionamento. Os canadenses amargaram 118 horas no tráfego no ano passado.
6. Bogotá, na Colômbia
A América do Sul está representada na lista por Bogotá, capital da Colômbia. Apesar de estar entre as dez cidades com o pior trânsito do mundo, o local teve pouca alteração na mobilidade entre 2021 e 2022. Subiu duas posições, o que representou aumento de 30% no congestionamento. Estima-se que os colombianos perderam 122 horas ao longo do último ano.
5. Nova York, nos Estados Unidos
Outro destino preferido dos brasileiros que vão para o país do Tio Sam, Nova York ocupa a quinta posição. Isso não admira quem já visitou a cidade, onde viaturas de polícia com giroflex ligado compõem a sonoridade característica do lugar. Apesar disso, não aumentou, tampouco diminuiu o congestionamento. O estudo aponta que os norte-americanos e turistas gastaram 117 horas no trânsito nova-iorquino.
4. Boston, nos Estados Unidos
Outra cidade norte-americana na lista é a capital do estado de Massachusetts, que contou com aumento expressivo de caos no trânsito, saindo da 18ª posição em 2021, o que representou crescimento de 72% em congestionamento no ano passado.
Foram 134 horas gastas no trânsito em 2022.
3. Paris, na França
Voltando para a Europa, a capital francesa “melhorou” o trânsito de 2021 para 2022, mas pouco, uma vez que ocupava a segunda posição anteriormente. Os franceses precisaram aguardar 138 horas ao longo do ano passado para se deslocar no tráfego.
2. Chicago, nos Estados Unidos
Saindo da sexta posição e subindo para o segundo lugar está a quarta e última cidade norte-americana a figurar na lista. Com aumento de 49% no índice, de 2021 para 2022, os chicagoan, como são chamados os habitantes da cidade, gastaram 155 horas em filas.
1. Londres, no Reino Unido
A capital inglesa foi considerada pelo relatório da INRIX como o lugar com o pior trânsito do mundo. E pela segunda vez consecutiva, já que em 2021 ocupava a mesma posição. Os ingleses gastaram 156 horas no trânsito ao longo de 2022. Quando a comparação é interna, com outras cidades do país, Londres permanece na primeira posição. Em segundo está a cidade de Bristol, seguida de Manchester, Birmingham e Belfast.
Fonte: INRIX 2022 Global Traffic Scorecard