Summit Mobilidade

6 eventos de mobilidade urbana para conhecer

26 de janeiro de 2023 4 mins. de leitura
Congressos e eventos mundiais debatem e compartilham práticas para melhorar a vida nas cidades

Estima-se que, até 2050, o mundo terá 10 bilhões de habitantes, dos quais 70% viverão em cidades. Os desafios impostos pela urbanização e pelo aquecimento global são temas de debate em diversas conferências no mundo, na busca das melhores soluções para as cidades.

Confira alguns dos principais eventos de mobilidade urbana do Brasil e do mundo e os temas que estão em voga.

Urban Mobility Days

O Urban Mobility Days acontece a cada dois anos e agrega dois dos principais eventos europeus sobre mobilidade urbana, o CIVITAS Forum Conference e o European Conference on Sustainable Urban Mobility Plans (SUMPs).

O encontro é destinado a autoridades locais, políticos, governos de variados níveis, acadêmicos, organizações não governamentais (ONGs) e interessados nos temas abordados. Neste ano, o evento ocorreu em Brno, na República Tcheca, e teve como tema principal “mover pessoas e mercadorias de forma mais sustentável”. Na ocasião, políticas de sucesso regional foram compartilhadas com diversas cidades da Europa e do mundo.

Annual POLIS Conference

POLIS é uma rede de cidades europeias que trabalham em conjunto para desenvolver soluções de tecnologia e inovação para o transporte local. O grupo existe desde 1989 e fomenta parcerias e cooperação em diferentes lugares. A expertise do grupo ajuda as autoridades a ter moldes para implantar políticas que já deram certo em outras cidades.

Neste ano, o evento ocorreu em Bruxelas, na Bélgica, e teve como pano de fundo as inovações na mobilidade para mitigar o aquecimento global.

Tomorrow.Mobility World Congress (TMWC)

Esse evento teve a segunda edição realizada em 2022 e já bateu vários recordes. Foram mais de 20 mil participantes presenciais e 28 mil online, com 400 palestrantes que falaram para mais de 130 países. Os temas principais do evento, que neste ano ocorreu em Barcelona, na Espanha, foram a descarbonização, o transporte público e a mobilidade pelo ar.

Entre os palestrantes da edição 2022 estavam filantropos, startups, políticos responsáveis pela área de transporte de cidades europeias e acadêmicos. Um dos painéis de destaque foi o do designer urbano e especialista em Mobilidade Urbana Mikael Colville-Andersen. O convidado, responsável por criar a estrutura cicloviária de várias cidades europeias, abordou a empolgação com a tecnologia em oposição às verdadeiras necessidades humanas nas cidades.

Leia também:

Cidades ao redor do mundo tentam lidar com o prblema da lotaçao de carros. (Fonte: Pexels/Reprodução)
Cidades tentam lidar com o problema da lotação de carros. (Fonte: Pexels/Reprodução)

SmartCity Expo World Congress

O SmartCity Expo Congress é um dos eventos mais importantes na disseminação de informação de soluções para cidades. O evento ocorre anualmente em Barcelona e é voltado para descobrir e propagar maneiras de tornar as cidades voltadas e inspiradas pelas pessoas.

Os temas da edição 2022 foram pautados nas soluções para o transporte público, novas formas de mobilidade urbana, cidades inclusivas em que as ruas e os serviços sejam para todos, cidades colaborativas e segurança urbana.

Conference on Sustainable Urban Mobility (CSUM)

O CSUM é um evento bianual organizado por diversas universidades da Europa, dos Estados Unidos e de Israel. A edição de 2022 ocorreu na Grécia e debateu como usar uma energia sustentável para tornar o transporte inteligente.

O evento tem teor acadêmico, em que diversos pesquisadores debatem e apresentam temas como utilização de energias limpas, novos tipos de transportes inovadores, mobilidade ativa e não motorizada, planejamento urbano e infraestrutura do transporte.

Debates tentam resgatar as pessoas como protagonistas das cidades. (Fonte: Pexels/Reprodução)
Debates tentam resgatar pessoas como protagonistas das cidades. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Estadão Summit Mobilidade

No Brasil, o maior evento sobre mobilidade urbana é o Summit Mobilidade. Realizado pelo Estadão, ele acontece em conjunto com parceiros e patrocinadores. Anualmente, são realizados painéis temáticos, debates e apresentações de melhores práticas de soluções de mobilidade urbana. O encontro reúne representantes de poderes públicos, de ONGs, da iniciativa privada e da sociedade civil que realizam atividades que impactam a mobilidade.

Nas últimas edições, o Summit Mobilidade entregou o prêmio Vozes da Mobilidade, em que destaca iniciativas de mobilidade urbana nas seguintes categorias:

  • Inclusão e Oportunidades no Mercado de Trabalho;
  • Inovação;
  • Novas Tecnologias de Mobilidade;
  • Diversidade é Meu Lema;
  • Mobilidade Consciente.

Saiba mais do evento e da edição de 2022 aqui!

163260cookie-check6 eventos de mobilidade urbana para conhecer