Amplas avenidas e fluxo intenso de veículos. Quem vê as grandes metrópoles projetadas para automóveis não imagina que a maior parte da população se desloca a pé; o carro vem apenas em segundo lugar. Isso é o que mostram pesquisas relevantes no campo da mobilidade urbana. Confira, a seguir, o ranking dos meios de transporte mais utilizados no Brasil.
1. Deslocamento a pé
O deslocamento a pé é a opção de transporte mais usada no Brasil, de acordo com uma pesquisa da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP). No entanto, os pedestres têm diminuído 0,9%, em média, a cada ano da pesquisa. Em 2014, a locomoção a pé representava 43,7%.
O percentual de viagens realizadas por pedestres aumenta à medida que o porte do município diminui. Nas cidades de 60 mil a 100 mil habitantes, as viagens a pé representam 44% do total. Nos conglomerados urbanos com mais de 1 milhão de habitantes, esse índice cai para 35%.
A pesquisa dimensiona a importância dos trechos percorridos a pé. Quando combinados com outros modais de transporte, como trem ou ônibus, os percursos realizados por meio de transportes não motorizados sobem para 62,5% do total. Entretanto, as distâncias de deslocamentos por pedestres são menores (média de 1 quilômetro diário), e as viagens totais correspondem a apenas 8% do total percorrido.
Leia também:
A dependência do transporte rodoviário no Brasil
Transporte de carga: qual é o mais utilizado no Brasil?
Pandemia tem impulsionado atenção a modais menos poluentes
2. Automóvel
O automóvel foi o segundo meio de transporte mais usado, de acordo com a pesquisa. Carros, utilitários e caminhonetes foram responsáveis por 25,9% das viagens e 31,5% da distância percorrida em 2018. Apesar disso, os carros consomem 60% do total da energia utilizada na mobilidade urbana e lançam 38% dos gases de efeito estufa emitidos pelo transporte urbano.
3. Ônibus
Os ônibus municipais e intermunicipais representam 24% do total de viagens realizadas, com 44,7% do total da distância percorrida e 27% da energia consumida. Em cidades menores, o transporte coletivo responde apenas por 19%, enquanto nas maiores o percentual chega a 26%.
4. Moto
A motocicleta representa 4,4% do total de viagens. No entanto, o veículo individual é utilizado para percorrer 5,8% da distância no ano, consome 4% do total da energia do transporte urbano e emite 5% dos poluentes. O meio de transporte é mais usado em cidades menores, onde chega a 7% do total de viagens, enquanto nas maiores responde por apenas 2%.
5. Metrô e trem
O transporte sobre trilhos, que considera metrô, trens e veículo leve sobre trilhos (VLT) é utilizado em 4% das viagens, respondendo por 7,8% da distância anual percorrida pelos brasileiros. O modal consome 9% do total da energia utilizada na mobilidade urbana. O quinto meio de transporte mais usado é quase exclusividade das cidades maiores, com mais de 1 milhão de habitantes.
6. Bicicleta
A bicicleta é usada como meio de transporte em 2,5% das viagens na média nacional, com 2% da distância percorrida. Entretanto, o veículo é mais utilizado nos deslocamentos em pequenas cidades, onde chega a 7% do total, e menos utilizados nos municípios com mais de 1 milhão de habitantes, com apenas 1% das viagens.
Fonte: ANTP.