Ícone do site Summit Mobilidade

Buenos Aires: plano quer reduzir emissões pela metade até 2030

Buenos Aires, capital da Argentina, é mais uma a adotar metas ousadas em termos de sustentabilidade. Para reduzir e combater o efeito estufa, o governo local publicou um plano de medidas com o objetivo de reduzir pela metade a emissão de gases na região até 2030. São 24 ações com consequências positivas para a cidade e sua população, envolvendo setores como saúde pública, habitação e transporte.

E o relatório vai além: caso todo o planejamento seja adotado pelos cidadãos e pelas autoridades responsáveis, a capital pode atingir a neutralidade de emissões de carbono em 2050.

O cenário ideal

O governo de Buenos Aires traçou três possibilidades de cenário. No pior deles, sem adotar medidas e programas que reduzam os gases danosos ao ambiente, as emissões subirão 2% ao ano graças ao crescimento demográfico e ao aumento no consumo de energia. 

O cenário razoável é aquele com base em políticas ambientais de anos atrás, hoje consideradas insuficientes. Por fim, a meta é atingir o chamado “cenário ambicioso”, que segue os preceitos do Acordo de Paris e atende na totalidade às recomendações do relatório.

Metas mais ambiciosas envolvem aumentar espaço para pedestres e malha cicloviária. (Fonte: Governo de Buenos Aires)

Nesse caso, em comparação com números de 2015, Buenos Aires conseguiria cortar as emissões de gases em 52,9% até 2030, chegando a 84,4% em 2050.

Seguindo o plano

De acordo com o Climate Action Plan 2050, as áreas de ação envolvem quatro grandes setores compostos por ações e metas específicas: preparar o espaço em termos de infraestrutura, priorizar formas sustentáveis de mobilidade, ser inovadora e eficiente nas missões de carbono e se tornar uma cidade ainda mais inclusiva.

O setor de transportes, por exemplo, é responsável por 30% das emissões na capital, sendo que automóveis geram quase toda essa porcentagem. Por isso, as metas envolvem ter o pedestre como foco, além de promover uma mobilidade mais sustentável que inclua veículos elétricos e expansão de vias próprias para o uso de bicicletas, por exemplo.

Todos os ônibus que circulam por Buenos Aires deverão ser elétricos nos próximos 30 anos. (Fonte: Lars Curfs/Wikimedia Commons)

Melhorias em infraestrutura também são planejadas, incluindo ampliação de parques e praças ou cobertura de árvores em ruas. O objetivo é que nenhum habitante de Buenos Aires esteja a mais de 400 metros de distância de qualquer espaço verde até 2025.

A adoção de meios alternativos de obtenção de energia foca duas frentes: eletricidade para veículos e energia solar por painéis fotovoltaicos tanto para a indústria quanto para as áreas residenciais.

Programas de educação da população em reciclagem já estão em andamento. (Fonte: Governo de Buenos Aires)

Programas de reciclagem de papel e plástico também serão ampliados, além de o tratamento de lixo orgânico chegar a 80% do total coletado em 2040. Você pode ler o relatório completo em inglês no site do governo de Buenos Aires.

Fonte: Governo de Buenos Aires

Conheça o maior e mais relevante evento de mobilidade urbana do Brasil

107210cookie-checkBuenos Aires: plano quer reduzir emissões pela metade até 2030
Sair da versão mobile