Ícone do site Summit Mobilidade

Qual é o prédio mais alto do mundo?

A fascinação humana por grandes construções é comum desde os primórdios da história. Com o avanço da tecnologia, os grandes monumentos deixaram de ser apenas obras de cunho religioso para também se tornarem partes de cidades que oferecem moradia e geram lucros.

Assim, desde o século 19, os arranha-céus transformaram as paisagens urbanas. Conheça os prédios mais altos do mundo.

1. Burj Khalifa

Burj Khalifa se destacando na paisagem de Dubai. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

Sendo uma das construções mais incríveis do mundo, o Burj Khalifa tem uma imponente altura de 828 metros. O prédio fica localizado em Dubai (Emirados Árabes Unidos), e sua construção foi supervisionada pelo arquiteto Adrian Smith. O custo estimado da obra foi de US$ 1,5 bilhão.

O edifício conta com 163 andares e mais um andar subterrâneo, além de 57 elevadores. Apesar dos números impressionantes, o Burj Khalifa levou apenas 5 anos para ser erguido.

2. Merdeka 118

O Merdeka 118 é um prédio de 118 andares e 678,9 metros de altura localizado na capital Kuala Lumpur (Malásia). A construção é a mais recente da lista, tendo sido concluída em 2022.

Com mais de 400 mil metros quadrados de área, o Merdeka 118 abriga lojas, escritórios, hotéis, academias, piscinas e áreas residenciais. Para alimentar os 118 andares, 87 elevadores são utilizados.

3. Shangai Tower

A China tem demonstrado todo o seu potencial na construção civil e abriga cinco dos dez prédios mais altos do mundo. A Shangai Tower reina absolutamente com 632 metros de altura, 128 andares e mais três subterrâneos, apresentando mais de 380 mil metros quadrados de área. O prédio é divido em três zonas: escritórios, comércios e lazer.

A Shangai Tower conta com 97 elevadores que atingem velocidades de até 74 quilômetros por hora.

4. Abraj Al Bait

A Grande Mesquita de Mecca e o Abraj Al Bait ao fundo. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

Em quarto lugar, está o Abraj Al Bait, em Mecca (Arábia Saudita). O prédio foi construído e é mantido pelo governo local como parte de um complexo de hotéis que abrigam os peregrinos que visitam a Grande Mesquita de Mecca, destino sagrado para os muçulmanos.

A edificação é uma das estruturas mais caras já construídas. O preço estimado da obra é de US$ 15 bilhões. São 601 metros de altura e 120 andares, todos ocupados por hotéis. Um dos destaques da obra é um grande relógio adornado que tem o tamanho equivalente a quatro andares.

5. Ping An International Finance Centre

Fechando a lista dos cinco maiores prédios do mundo, tem o o Ping An International Finance Centre em Shenzhen (China). A obra foi executada pela empresa americana de arquitetura Kohn Pedersen Fox Associates.

O edifício quebrou um recorde com o deck de observação mais alto do mundo, a 562 metros de altura. Além de abrigar escritórios da Ping An Insurance, contém outros escritórios, hotéis e espaços para comércio.

Completam a lista dos dez prédios mais altos do mundo:

Leia também:

Prédios mais altos do Brasil

Você pode pensar que os edifícios mais altos do Brasil estão em São Paulo, conhecida pela paisagem repleta de prédios. Porém, quatro dos cinco edifícios mais altos do País estão em Balneário Camboriú (SC).

O prédio mais alto do Brasil é o One Tower, com 290 metros de altura e 84 andares. A obra está em fase de finalização, mas a sua estrutura já está terminada. Em seguida está o Yachthouse, com 281 metros de altura e na mesma cidade catarinense. Ainda na orla de Camboriú, fica o Infinity Coast, o maior prédio residencial e terceiro maior edifício do País, com 234 metros de altura e 66 andares.

O único representante que fica fora de Balneário Camboriú presente na lista dos cinco prédios mais altos do Brasil é o Orion Business & Health Complex, em Goiânia (GO). A obra abriga hospital, hotel, centro de convenções, shopping e restaurante. São 191 metros de altura e 50 andares.

Para fechar a lista, está o Epic Tower, retornando à região central de Balneário Camboriú. Ele apresenta 190 metros e 55 andares.

Quer saber mais? Confira aqui a opinião e a explicação de nossos parceiros especialistas em Mobilidade.

Fonte: ArchDaily, Emporis, SkyScraper Center.

Sair da versão mobile