Como são definidos os locais de pontos de ônibus nas cidades?

Quanto você precisa andar para chegar até o ponto de ônibus mais próximo da sua casa? A resposta para essa pergunta pode indicar se sua cidade obedece ou não as melhores indicações sobre mobilidade urbana.

Os ônibus são um dos meios de transporte mais utilizados no mundo. Eles são altamente versáteis, podendo ter a rota alterada facilmente. O custo da implantação de um sistema de ônibus é considerado barato, já que eles utilizam a mesma malha viária da cidade.

Definição de rotas

Para definir o local de um ponto de ônibus, é preciso antes definir a rota da linha. Isto é feito de diversas maneiras, seja no Plano de Mobilidade de uma cidade, seja pelas empresas que operam o sistema de transporte.

Uma vez definida a rota, é hora de instalar os pontos de ônibus. Para a maioria dos autores especializados em mobilidade urbana, como Alejandro Tirachini, da Universidade de Twente, na Holanda, a localização precisa ser pensada de acordo com a acessibilidade.

Por isso, a maioria dos manuais urbanos indica que os usuários não precisam andar mais de 5 minutos até encontrar um ponto. Isto significa, em média, 400 metros, desde que não haja acidentes geográficos.

Especificações Na maioria das cidades, a distância entre pontos varia entre 300 metros (em áreas centrais) e 500 metros (em áreas residenciais).

Vale lembrar que os ônibus são uma boa solução para curtas e médias distâncias. Para as longas, eles são pouco eficientes. Nestes casos, as melhores práticas de mobilidade indicam o uso de metrôs, trens ou bondes.

Diversos estudos também abordam a construção dos pontos de ônibus. Para maior comodidade, é ideal que eles estejam em calçadas largas, com proteção contra intempéries, entorno qualificado e acessibilidade, assentos ou bancos semisentados, além de lixeiras.

Gostou do conteúdo? E aí, sua cidade está dentro das melhores práticas de mobilidade urbana? Para acompanhar as melhores discussões sobre o assunto, acompanhe o blog do Summit Mobilidade.