8 benefícios da bicicleta como meio de transporte

8 benefícios da bicicleta como meio de transporte
Pedalar para uma vida melhor é o caminho

As cidades estão lotadas, e transitar de um lugar para outro pode se tornar uma tarefa quase impossível. Por isso, uma das estratégias mais usadas pela população que se cansou de passar horas presa no trânsito caótico é o uso da bicicleta.

Mas realmente vale a pena investir nesse meio de transporte? As vantagens a seguir dão pistas de que sim.

(Fonte: Pixabay)

1. Saúde

A busca por uma vida saudável tem crescido muito. É possível ver academias lotadas, pessoas praticando esportes variados, correndo em parques, buscando alimentação saudável etc. Obviamente nem todos são fãs de academias ou de esportes, sem falar que muitas vezes não há tempo para isso, então a bicicleta pode ser uma ótima opção, pois melhora o condicionamento físico, potencializa os músculos e garante que seu corpo e sua saúde estejam sempre a todo vapor, aumentando muito a qualidade de vida.

2. Perda de peso

Se você está com sobrepeso ou aqueles quilinhos a mais, a bike é para você. Como pedalar exige uma variação de intensidade devido aos diversos trajetos, o esforço é acentuado e permite emagrecer de forma eficiente e saudável.

3. Bem-estar mental

Além de proporcionar grandes benefícios ao corpo, pedalar ajuda muito a ter uma saúde mental de qualidade. Esse exercício aumenta a irrigação do cérebro, dá maior sensação de prazer, proporciona bem-estar, eleva o humor e torna o praticante uma pessoa muito mais feliz.

4. O meio ambiente agradece

Um dos maiores problemas causados pelos automóveis é a poluição. Com a imensa quantidade de carros transitando todos os dias nas cidades, o nível de CO2 (dióxido de carbono) não para de aumentar, causando danos ao planeta e, por consequência, aumentando a incidência de doenças na população. Por isso, que tal pegar uma bicicleta para ir ao trabalho ou ao shopping?

5. Custo-benefício

Já pensou o quanto de gasolina você gasta por mês? Certamente é um valor considerável, sem falar em manutenções ou acidentes que podem ocorrer e gerar mais gastos. Com a bicicleta, além de economizar com combustível, possíveis problemas mecânicos são de fácil ajuste e não custam uma fortuna.

(Fonte: Pixabay)

6. Alta produtividade

Por sofrer uma mudança positiva na capacidade física e mental, o ciclista acaba tendo maior concentração nas tarefas e melhor performance, já que sente menos estresse e mantém o bom-humor em dia; sem falar no nível de ansiedade, que diminui muito nos praticantes.

7. Rede social

Esse caso não é referente diretamente ao meio digital, mas aos vínculos criados com os outros praticantes da modalidade. A união entre pessoas com o mesmo interesse sempre causa bem-estar e aumenta a sensação de pertencimento.

8. Liberdade

Andar de bicicleta também traz uma sensação imensa de liberdade. Poder sentir o vento no rosto ou o Sol aquecendo a pele faz com que o indivíduo se sinta mais vivo, mais pertencente ao ambiente — é uma relação direta com a existência.

Curtiu o assunto? Clique aqui e saiba mais sobre como a mobilidade pode melhorar os espaços.

Fonte: TCU, Vá de Bike.

Evento de Mobilidade - Evento de Mobilidade - Summit Mobilidade Estadão