Os estudos para o trem que ligará Campinas e São Paulo através dos trilhos começaram há 15 anos. Veja o que já se sabe sobre ele
Publicidade
Recentemente o governo do Estado de São Paulo divulgou as principais informações sobre o trem intercidades. Os estudos para a construção de uma linha férrea entre Campinas e São Paulo começaram no início dos anos 2000. No entanto, devido à complexidade da obra e aos altos custos de investimentos, apenas agora ele parece estar próximo de sair do papel.
Segundo a gestão Dória, que apresentou o projeto durante uma audiência pública realizada em 16 de agosto, as linhas contarão com 83 trens, que deverão operar a uma velocidade entre 90 km/h e 100 km/h. Ao todo, o edital da concessão prevê três serviços:
Com leilão estimado para acontecer em abril de 2022, a empresa concessionária terá um prazo de 30 anos para explorar o serviço. Segundo o governo, os investimentos necessários para construção e adequação da obra serão de cerca de R$ 7,5 bilhões.
Entre as responsabilidades da empresa que assumir a concessão estão a aquisição de 23 trens para a operação e a construção de 150 km de novas vias energizadas.
Além disso, segundo a CPTM, estão previstas poucas desapropriações para o andamento do projeto. Quando estiver finalizado, as novas linhas deverão oferecer diversos benefícios para os passageiros, como maior opção de escolha na hora de realizar a viagem e ampliação de trens novos na frota.
Os trechos preveem viagens com passageiros apenas sentados e devem levar um pouco mais de 1 hora para cumprir todo o trajeto.
A definição do custo da tarifa ficará a cargo da empresa concessionária, que deve utilizar os valores dos atuais ônibus intermetropolitanos como base para o cálculo. No entanto, o governo estipulou um valor máximo de R$ 55,30 para a linha do Expresso.
Entre os outros fatores que devem ser considerados na decisão do valor da tarifa estão o ponto de partida e descida do passageiro e a classe escolhida para realizar a viagem.
O edital ainda prevê transferência gratuita para outras linhas da CPTM e do Metrô de São Paulo. A venda dos bilhetes será realizada por um sistema de reservas avançado, que deve atribuir assentos a todos os passageiros. Ainda segundo a CPTM, o TIC deve atrair 58 mil usuários por dia, enquanto o TIM deve transportar cerca de 100 mil pessoas por dia em 2035.
Fonte: CPTM, Diário do Transporte.