Mesmo com a alta geral dos preços, ainda é possível encontrar boas opções de carros esportivos populares para se divertir na estrada
Publicidade
Mais do que meios de transporte, os automóveis são uma paixão de muitas pessoas, em especial daquelas que gostam de pisar fundo no acelerador, sentir a potência e a aceleração do automóvel e curtir um passeio com emoção. O problema é que carros esportivos famosos, como Ferrari e Lamborghini, são inacessíveis para a maioria dos brasileiros, com preços na casa dos milhões.
Leia também: Quais são os carros mais caros do Brasil?
Ainda bem que, por uma fração do preço, é possível encontrar opções de carros esportivos populares. Eles não oferecem tanta potência e luxo quanto os importados, mas divertem muito mais que outros veículos da mesma categoria.
Os carros da lista não são necessariamente baratos — algo que se tornou complicado no atual contexto —, mas são as opções com menor preço do mercado, considerando a esportividade que oferecem ao motorista.
Vale mencionar que, em esportividade, estamos falando de mais do que o visual. É essencial ter modificações no motor e na suspensão e aerodinâmica que auxilie a experiência ao dirigir. Dito isso, vamos às cinco principais opções de carros esportivos populares do Brasil.
O Sandero RS foi o primeiro carro brasileiro preparado pela filial da Renault Sport na França. Isso se traduziu em diversas modificações, começando pelo motor F4R 2.0, com 150 cavalos no álcool (145 na gasolina), bem mais que os 118 cv da versão 1.6 comum.
Inscreva-se agora para o Estadão Summit Mobilidade. É online e gratuito!
Além do motor, o esportivo tem suspensão e amortecedores mais rígidos, rodas maiores com pneus de alta performance e apêndices aerodinâmicos que melhoram o visual do Sandero RS e auxiliam no desempenho.
Com esse conjunto, o modelo chega aos 100 quilômetros por hora (km/h) em apenas oito segundos, passando dos 202 km/h de velocidade máxima e se destacando entre os carros esportivos populares.
Pode parecer estranho incluir um veículo utilitário esportivo (SUV) — modelos mais altos, com suspensão mais suave para terrenos acidentados — nesta lista de carros esportivos populares, mas, além das aparências, a versão top de linha do C4 Cactus, batizada de Shine Pack, oferece o potente motor 1.6 THP Turbo com até 173 cavalos.
Isso é bem mais do que os 118 cavalos das versões comuns e do que os rivais na mesma faixa de preço, como o Volkswagen Nivus (128 cv). Também é o suficiente para ir de 0 km/h a 100 km/h em apenas 8,3 segundos — pouco mais que o Sandero RS, menor e oficialmente esportivo. A velocidade máxima é até maior: 212 km/h.
Com preço oficial R$ 10 mil mais barato que o do C4 Cactus, o modelo da Peugeot tem o mesmo motor 1.6 Turbo de até 173 cavalos — as duas fabricantes fazem parte do mesmo grupo.
Porém, as diferenças de design e estrutura entre os dois modelos fazem que o 2008 ofereça desempenho um pouco inferior, indo de 0 km/h a 100 km/h em 8,8 segundos (0,5 segundo mais lento), com velocidade máxima de 209 km/h (3 km/h a menos). Sendo assim, a Peugeot fica com o terceiro lugar na lista de carros esportivos populares.
Para quem busca carros realmente preparados, com visual, suspensão e outras mudanças, além de motor maior, o Polo GTS é a próxima opção depois do Sandero RS. Por cerca de R$ 140 mil, ele tem motor 1.4 Turbo de 150 cavalos.
O Polo também tem um projeto mais moderno, com mais itens de série e câmbio automático de seis velocidades com opções de trocas manuais. A corrida até os 100 km/h é feita em 8,4 segundos, na média das opções da lista.
Fechando o top 5 de carros esportivos populares no Brasil, o Virtus GTS é uma versão do Polo com mais porta-malas e espaço interno. Isso confere 51 quilos a mais no peso do carro, levando-o de 0 km/h a 100 km/h em 8,7 segundos. Para quem tem família grande ou precisa carregar muita bagagem no esportivo, o Virtus é uma ótima opção.
Fonte: Notícias Automotivas.