Busca por uma vida mais saudável aliada à consciência ambiental impulsionou a escolha dos brasileiros Por Redação Mobilidade O ciclismo foi o esporte mais praticado no Brasil em 2023. É o que mostra o “Year of Sports”, relatório produzido pelo Strava, comunidade digital que conta com cerca de 120 milhões de usuários em todo o […]
Publicidade
Busca por uma vida mais saudável aliada à consciência ambiental impulsionou a escolha dos brasileiros
Por Redação Mobilidade
O ciclismo foi o esporte mais praticado no Brasil em 2023. É o que mostra o “Year of Sports”, relatório produzido pelo Strava, comunidade digital que conta com cerca de 120 milhões de usuários em todo o mundo.
De acordo com o relatório, a busca por uma vida mais saudável aliada à consciência ambiental impulsionou a escolha dos brasileiros. Além disso, muitos querem aderir a uma nova atividade física e optam pelo ciclismo.
Segundo a pesquisa, o ciclismo ficou com 36% das atividades computadas na plataforma. Contudo, no mundo, o esporte em grupo de duas ou mais pessoas que recebeu mais registros em 2023 foi o remo.
Além de detalhar as práticas esportivas, o relatório também trouxe visões aprofundadas sobre a prática de esportes. Inclusive detalhando as opções das diferentes gerações.
Por exemplo, no Brasil, a participação da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) no uso da bike permaneceu estável em 17% ao longo do ano de 2023, mantendo-se alinhada com o índice global. Contudo, o dado representou uma alta, considerando que o mesmo grupo etário registrava uma participação de apenas 12% cinco anos atrás.
Portanto, os dados destacam a relevância e a crescente presença da Geração Z nas atividades cotidianas. Assim, o ciclismo passa a ser um esporte cada vez mais democratizado.
Outro ponto da pesquisa é que o principal motivo para as pessoas se exercitarem com outras é a interação social. Afinal, mais da metade dos usuários da plataforma são estimulados por amigos ou familiares que praticam exercícios. Por sua vez, 77% dos atletas da Geração Z dizem sentir-se mais conectados uns aos outros ao ver as atividades de seus amigos ou familiares no aplicativo.
Além disso, a pesquisa também traz detalhes sobre as marcas mais mencionadas pelos participantes. Assim, a Oggi Bikes como a melhor marca do segmento.
A empresa obteve o maior número de menções pelos participantes que optam pelo ciclismo. Em nota, a empresa informa que o resultado se deve aos designs inovadores, materiais de alta qualidade e dedicação à satisfação do cliente, incluindo também em seu portfólio a modalidade elétrica.
“Estamos entusiasmados em fazer parte desse movimento crescente em direção a um estilo de vida mais saudável e sustentável. Acreditamos que o ciclismo não é apenas uma atividade física, mas uma escolha que contribui para o bem-estar individual e coletivo”, destaca David Peterle, sócio da Oggi Bikes.
A empresa reforça ainda que as descobertas oferecem uma visão abrangente das tendências geracionais em deslocamentos e atividades esportivas no Brasil. Portanto, destacam a importância de adaptar estratégias e políticas para atender às preferências dinâmicas de diferentes grupos etários.
De acordo com Peterle, a análise aprofundada desses dados fornece uma base valiosa para compreender o panorama em constante evolução da mobilidade e do estilo de vida ativo no país. “Continuaremos inovando e oferecendo produtos de alta qualidade para apoiar essa crescente paixão pelo ciclismo no Brasil”, finaliza o executivo.