Ciclovias e ciclofaixas nas capitas brasileiras crescem em um ano. Mas ainda é pouco Para especialistas, apesar do aumento, a expansão está muito abaixo do esperado Por Erick Souza – editada por Mariana Collini em 18/10/2024 As ciclovias e ciclofaixas nas capitais do Brasil cresceram 7,3% em um ano. O levantamento realizado pela Aliança Bike, […]
Publicidade
Ciclovias e ciclofaixas nas capitas brasileiras crescem em um ano. Mas ainda é pouco
Para especialistas, apesar do aumento, a expansão está muito abaixo do esperado
Por Erick Souza – editada por Mariana Collini em 18/10/2024
As ciclovias e ciclofaixas nas capitais do Brasil cresceram 7,3% em um ano. O levantamento realizado pela Aliança Bike, a Associação Brasileiras do Setor de Bicicletas, analisou os números entre julho de 2023 e julho deste ano. O crescimento também foi maior que o registrado em 2023, que havia sido de 4%.
Para Daniel Guth, diretor da Aliança Bike, mesmo com o aumento, o ritmo está muito abaixo do ideal. “O crescimento desse ano já era esperado, considerando que estamos em ano eleitoral e as prefeituras costumam concentrar as entregas nesse período”, afirma. Ao todo, o País ganhou 280,7 km. Apenas para comparação, a cidade de São Paulo, sozinha, tem 710,9 km totais de estrutura exclusiva para ciclistas.
De acordo com o levantamento, os maiores crescimentos em pontos percentuais ficaram com as cidades de Goiânia (GO), Palmas (TO) e Belém (PA). Respectivamente, as capitais expandiram em 66%, 35,7% e 29,2%. Apesar do percentual ter sido alto, Goiânia ainda é uma das cidades com menos ciclovias e ciclofaixas do País, com 78,2 km totais.
Outras sete capitais cresceram menos que 1% em todo o período, como é o caso de Salvador (BA), Rio Branco (AC) e Teresina (PI). Em Vitória (ES), a variação foi negativa, de -2,23%. Conforme Guth, a pesquisa deste ano utilizou dados mais específicos, desconsiderando a quilometragem de ciclorrotas, por exemplo.
Nova metodologia
“Este ano, nós pedimos às prefeituras que enviassem a contabilização apenas de ciclovia e de ciclofaixa, com detalhamento da quilometragem de cada estrutura”, explica o diretor. Com essa separação, a instituição conseguiu corrigir os dados enviados em outros anos, em que as prefeituras incluíram o número de ciclorrotas no valor final.
“Por esse motivo, também, o Rio de Janeiro perdeu várias colocações no ranking, mesmo depois de sempre aparecer como uma das maiores malhas cicloviárias do País”, explica. Segundo Guth, diferentemente das ciclovias e ciclofaixas, as ciclorrotas não são estruturas exclusivas para ciclistas, podendo ser compartilhadas com demais veículos, como os automóveis.
Maiores crescimentos percentuais no ano
Goiânia (GO): 66% (47 km para 78,2 km)
Palmas (TO): 35,7% (68,5 km para 93 km)
Belém (PA): 29,2% (116,5 km para 150,58 km)
Maceió (AL): 27,6% (53,4 km para 68,13 km)
Cuiabá (MT): 19,35% (58,1 km para 69,4 km)
Boa Vista (RR): 10,8% (43,14 km para 47,8 km)
Porto Alegre (RS): 10,11% (73,23km para 80,63 km)
Distrito Federal: 10,02% (501,28km para 551,51 km)
Belo Horizonte (MG): 8,57% (105,78km para 114,85 km)
Curitiba (PR): 8,28% (135,2 km para 146,4 km)
Fonte: Aliança Bike
Ciclovias e ciclofaixas em São Paulo
O Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo, referente ao mandato 2021-2024, prevê a entrega de 300 km de ciclovias e ciclofaixas até o final deste ano. Até então, a capital entregou apenas cerca de 40 km do total estabelecido. “São Paulo estagnou. A cidade abandonou a política cicloviária que vinha em ritmo de crescimento razoável”, explica Guth.
Apesar de liderar o ranking de malha cicloviária total entre as capitais, com mais de 400 km de estrutura exclusiva para ciclistas, a dimensão ainda está abaixo do esperado. Para o diretor, a capital ainda não entrega números o suficiente para outros critérios, como a quantidade de ciclovias pelo número de ruas na cidade.
De acordo com o levantamento, a comparação entre o volume de ciclovias e ciclofaixas e a população residente da cidade, São Paulo aparece na 18ª posição, com apenas 6,21 km para cada 100 mil habitantes. Em Palmas, a capital que lidera essa categoria, a cidade conta com um total de 30,72 km/100 mil hab.
Capitais com a maior rede de ciclovias e ciclofaixas em 2024
São Paulo (SP): 710,9 km
Distrito Federal: 551,51 km
Fortaleza (CE): 443,1 km
Rio de Janeiro (RJ): 316,56 km
Salvador (BA): 308,59 km
Belém (PA): 150,58 km
Curitiba (PR): 146,4 km
Florianópolis (SC): 142,32 km
Recife (PE): 128,75 km
Belo Horizonte (MG): 114,85 km
GettyImages