Aprenda a identificar a melhor opção para o seu perfil considerando as inovações do setor automobilístico
Publicidade
Os avanços tecnológicos estão cada dia mais presentes na rotina dos brasileiros e, quando atrelados a questões econômicas e ambientais, tendem a ganhar ainda mais atenção da população. Atualmente, existem diversas opções de veículos desenvolvidos para reduzir os impactos ao meio ambiente com a utilização de mecanismos de energia limpa, sem perder potência e autonomia, facilitando o dia a dia dos motoristas.
Conheça o maior e mais relevante evento de mobilidade do Brasil
Com isso, na hora de adquirir novos veículos, muitos brasileiros têm optado pelos carros híbridos e elétricos, o que permite que esses modelos deixem de ser apenas coadjuvantes entre as opções mais populares. Se você ainda tem dúvidas de qual modelo escolher, entenda as principais diferenças.
Como o próprio nome diz, são automóveis movidos exclusivamente por energia elétrica, pois a bateria é recarregada quando conectada a uma fonte de eletricidade. Além de ser considerado não poluente, o carro elétrico trabalha com baixo desperdício de energia.
Apesar disso, os altos preços ainda são uma grande barreira para a venda dos veículos que utilizam apenas eletricidade como combustível, tornando-os uma alternativa menos atraente para o consumidor. Com zero emissão de CO2, certamente seriam apropriados para substituir a frota de veículos convencionais, mas ainda sofrem com a atual produção de energia, que se mostra insuficiente para abastecer 100% da demanda.
Os automóveis híbridos têm duas fontes de energia para rodar: uma elétrica e outra à base de combustíveis fósseis, como gasolina e etanol. Devido a isso, emitem menos gases de efeito estufa e, consequentemente, poluem menos do que os convencionais. Hoje, existem três modelos disponíveis.
Tem dois motores (elétrico e a combustão) que trabalham de forma paralela para gerar tração nas rodas, fazendo com que o carro entre em movimento.
Sua fonte de energia é feita em série e seus motores atuam de forma individual; um é responsável pela tração e outro pela alimentação da bateria.
O automóvel que utiliza esse padrão de energia é independente, ou seja, entende as condições do percurso e define qual fonte é mais adequada para o melhor desempenho.
Na hora de se decidir, é importante refinar sua busca, selecionando o modelo mais adequado às suas necessidades e ao local onde vive. A indústria automobilística sofre constantes mudanças para melhorar a qualidade de vida das pessoas e de um mundo mais consciente, com zero emissão, por isso é necessário estar atento às novas opções do mercado.
Curtiu o assunto? Clique aqui e saiba mais sobre como a mobilidade pode melhorar os espaços.
Fontes: The Guardian, Estadão Economia e Negócios.