Evento gratuito

Carros elétricos são destaque nos comerciais do Super Bowl 2020

Carros elétricos são destaque nos comerciais do Super Bowl 2020
Três grandes montadoras apresentam veículos elétricos nos concorridos comerciais da final da NFL; objetivo é ganhar o consumidor comum

O Super Bowl atraiu a atenção do mundo todo no último domingo (2). Com um público de mais de 60 mil pessoas no Hard Rock Stadium, em Miami, o evento ultrapassou a marca de 100 milhões de telespectadores só nos Estados Unidos, segundo a FOX. Os comerciais de TV, como em todos os anos, custaram caro: marcas que adquiriram inserções de 30 segundos desembolsaram algo em torno de R$ 21,4 milhões. E foi nesse lugar privilegiado que grandes montadoras deram destaque a uma estrela em ascensão: o carro elétrico.

(Fonte: Shutterstock)

A grande quantidade de propagandas de carros elétricos não apenas chamou a atenção de quem assistiu à final da liga, como também evidenciou uma tendência crescente na indústria automobilística. Dos sete anúncios de veículos — um dos menores números na história do evento, que tradicionalmente exibe muita publicidade do segmento —, três marcas optaram por esse diferencial: GM, Porsche e Audi. Um recorde do setor no Super Bowl.

A mensagem das empresas é clara: ninguém precisa escolher entre os eixos "velocidade, potência e design robusto" e "respeito ao meio ambiente". A promessa foi tornar os carros elétricos mais populares entre os estadunidenses e entregar um veículo com ótima performance e caráter mais sustentável. Que tal dar uma olhada nos anúncios e ver qual te surpreende?

GMC

Do grupo General Motors, a GMC apresentou a propaganda de carros elétricos mais conceitual. Em 30 segundos, mostrou o GMC Hummer EV com imagens impactantes, apelo à força de cavalos e de um jogador de basquete quebrando uma tabela. A alternância entre som e silêncio se tornou um ótimo recurso para apresentar de forma limpa a mensagem "Feel the power of silence with the first of its breed / HUMMER EV: a quiet revolution is coming".

Audi

A Audi escolheu um roteiro mais elaborado para apresentar o modelo E-Tron. O anúncio de 1 minuto contou com a atriz Maisie Williams, famosa pelo papel de Arya Stark na série Game of Thrones. Na peça publicitária, a opção pelo carro seria uma decisão tão acertada quanto ousada diante de um mundo masculinizado e poluído. A redação da publicidade reforça a impressão: "O futuro começa quando realmente deixamos o passado para trás. Junte-se à Maisie Williams, cantando 'Let it Go' de Frozen, da Disney, e à Audi, enquanto seguimos para um amanhã mais sustentável com os novos e-tron e e-tron Sportback. A única coisa que você não será capaz de deixar para trás será esta música."

Porsche
Para apresentar o Taycan, novo carro elétrico da Porsche, um anúncio encena um roubo no Museu da Porsche, em Stuttgart, na Alemanha. A ação é possível graças ao silêncio do veículo, que não permite que a vigilância perceba a movimentação. Quando o roubo é notado, inicia-se uma perseguição ao veículo com outros modelos clássicos da marca, como o Carrera GT, o 918 Spyder, o 911 RSR, o 930 Turbo e o 911 GT2 RS. E um recado é dado: o novo carro elétrico não deixa nada a desejar para os clássicos da marca — exceto um trator de 1950, que dá um tom de humor para a peça e reivindica a tradição da montadora.

Fontes: Mashable, The New York Times e Finance Yahoo.

Bunhill 2: como Londres está reaproveitando fontes de calor para seus moradores

3 razões para não termos carros voadores — ainda

O futuro do Brasil: como funcionam os caminhões autônomos