Usando apenas o celular, é possível solicitar o carregamento do veículo elétrico, e o robô realiza todo o trabalho
Publicidade
Os carros elétricos já são uma proposta revolucionária para a mobilidade urbana sustentável, e empresas de tecnologia desse segmento estão empenhadas em potencializar ainda mais o efeito dessa inovação e melhorar a experiência do usuário no futuro.
Um exemplo disso é o anúncio feito pelo Envision Group, reconhecido como uma das companhias mais relevantes do mundo no nicho de tecnologia renovável. Em 22 de abril de 2021, a novidade chamou a atenção: um robô que pode localizar um veículo elétrico e realizar o carregamento inteligente de forma autônoma — tudo pelo celular.
O Mochi, como foi nomeado, deve ter seus testes finalizados até junho deste ano, quando começará a ser distribuído em massa no mercado chinês.
Assim como os demais produtos do Envision Group, o robô Mochi foi desenvolvido para funcionar com energia 100% renovável. O equipamento serve como uma “bateria ambulante” que se move até o local onde o veículo está sem precisar de intervenção humana. Na prática, o usuário deve acessar o aplicativo pelo celular para efetuar o comando; assim que é solicitado, o Mochi vai até o veículo elétrico e faz um exame de saúde da bateria.
Após garantir a segurança do procedimento, o robô realiza o carregamento enquanto continua monitorando o status da bateria. A tecnologia de detecção utiliza o sistema operacional EnOS TM, do Envision Group, que permite parada em 0,1 segundo, evitando praticamente qualquer acidente. Ao atingir uma distância ideal para a conexão, o robô estica um conector flexível e fornece ao veículo uma carga de energia 100% renovável. O produto tem capacidade de 70 kWh e potência de saída de 42 kW.
De acordo com a empresa, o Mochi pode garantir autonomia de 600 quilômetros em apenas duas horas de carregamento. Além disso, consegue chegar até o veículo mesmo que haja obstáculos no caminho.
A distribuição em massa do robô pode ser uma solução eficiente e transformadora para os pontos de carregamento em espaços públicos porque, além de aumentar a disponibilidade de locais para carregar veículos elétricos, funciona de forma automática, o que economiza tempo e melhora a experiência dos usuários nos locais de recarga.
De acordo com Zhang Lei, CEO do Envision Group, o “Mochi é um assistente de carregamento inteligente para carros elétricos e será um parceiro para todos no futuro net-zero”, ou Net Zero Carbon (Rede Zero Carbono, em tradução livre), e classifica empreendimentos e produtos que contribuem para a amenização do efeito estufa e para um futuro mais sustentável.
O sistema operacional utilizado no robô Mochi é o mesmo que conecta e gerencia mais de 200 GW de ativos de energia renovável em todo o mundo. Esse novo projeto fomenta a missão do grupo de criar um futuro sustentável, promovendo a energia eólica e a energia solar.
Além de comercializar e operar turbinas eólicas inteligentes por meio da Envision Energy e baterias alimentadas por AIoT por meio da Envision AESC, o grupo está começando a desenvolver tecnologias para aproveitar combustíveis a hidrogênio.
Em um primeiro momento, a empresa afirmou estar investindo na distribuição do Mochi para a base de usuários do continente asiático com foco no mercado chinês. No entanto, o robô foi divulgado como compatível com a maioria dos modelos de carros elétricos existentes no mercado, tendo potencial para revolucionar a mobilidade de forma sustentável em nível global.
Fonte: The Next Web, Green Racing News, PR News Wire, Eco Casa
Conheça o maior e mais relevante evento de mobilidade urbana do Brasil