Conheça o Sea Bubble, táxi elétrico que circula na água

12 de julho de 2021 3 mins. de leitura
O barco-táxi inventado por Alain Thebault chamou a atenção de prefeituras que buscam alternativas sustentáveis de transporte aquático

O Sea Bubble, um barco-táxi elétrico, pretende ser uma nova solução de transporte ecológico para diversas cidades do mundo. Com previsão para iniciar suas atividades em Paris, a invenção do velejador Alain Thebault já chamou a atenção de alguns municípios, como Nova York e San Francisco, nos Estados Unidos, e Dubai, nos Emirados Árabes. 

Com funcionamento 100% elétrico, o Sea Bubble não gera queima de combustíveis fósseis durante seu funcionamento e precisa apenas de 35 minutos para carregamento total. Por meio de um sistema instalado nos cais, ele aproveita o tempo de embarque e desembarque dos passageiros para carregar sua bateria e se manter sempre em movimento. 

Com alcance de 35 milhas náuticas (cerca de 64 quilômetros), o barco-táxi pode navegar a uma velocidade de até 18 nós, o que equivale a 33 quilômetros por hora. Ele tem capacidade para cinco pessoas, sendo um motorista e quatro passageiros.

A Sea Bubble, startup que leva o nome do veículo, prevê que em cincos anos o barci-táxi esteja presente em cerca de 50 cidades ao redor do mundo. (Sea Bubbles/Reprodução)
A Sea Bubble, startup que leva o nome do veículo, prevê que em cinco anos o barco-táxi esteja integrado ao transporte de mais de 50 cidades pelo mundo. (Sea Bubbles/Reprodução) 

Junção de conhecimento com tecnologias

Sua estrutura tem 4 metros de comprimento e 2 metros de largura, com arcos de fibra de vidro submersos que fazem a cabine de passageiros velejar a 50 centímetros acima das águas. Essa tecnologia permite que seu deslocamento não gere ondas nas águas nem experimente os solavancos de resistência delas, proporcionando uma viagem silenciosa para todos a bordo. 

Para esse resultado, foi necessária a junção de conhecimentos com tecnologias das indústrias náutica, automobilística e a aeronáutica. Em seu site, os desenvolvedores do projeto classificam o Sea Bubble como “zero ondas, zero emissões e zero ruídos”.

Alternativa sustentável para cidades

O Sea Bubbles foi pensado a partir da mobilidade urbana sustentável. (Sea Bubble/Reprodução)
O Sea Bubbles foi pensado a partir da mobilidade urbana sustentável. (Sea Bubble/Reprodução)

Criado com a intenção de ser um meio de transporte sustentável, o Sea Bubble visa ser uma solução para um dos maiores desejos das grandes metrópoles: livrar-se dos engarrafamentos e reduzir a poluição, levando em conta que muitas hidrovias têm sido abertas pelo mundo.

A equipe por trás do barco-táxi ainda diz acreditar que o futuro da mobilidade surgirá por meio da água, pois mesmo que no futuro todos os carros sejam movidos a energia limpa, os congestionamentos ainda serão um problema não solucionado pelas cidades. 

Diversas personalidades aprovaram o Sea Bubble

Desde o lançamento do seu primeiro protótipo, em 2017, diversas personalidades já realizaram viagens urbanas no Sea Bubble no intuito de promover esse meio de transporte. Anne Hidalgo, prefeita de Paris, aprovou sua utilização na cidade após andar no protótipo em junho do ano de seu lançamento. 

Em 2018, também buscando promover o veículo no mediterrâneo francês, o Príncipe Albert II deslizou pelas águas da cidade de Mônaco por meio do barco-táxi. Bertrand Piccard, famoso balonista suíço, foi outro que aprovou a ideia.

Fonte: Plastics Themag, Sea Bubbles, Audaztec.

Este conteúdo foi útil para você?

107310cookie-checkConheça o Sea Bubble, táxi elétrico que circula na água