O Dia do Automóvel foi criado em 1934, mas não comemora exatamente os carros — e sim a primeira estrada do Brasil. Entenda.
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Oficialmente, 13 de maio é a celebração do Dia do Automóvel e da Estrada de Rodagem. A data comemorativa foi instituída pelo decreto nº 24.224, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, em 1934. Porém, o motivo da escolha dessa data é um tanto curioso: pouco tem a ver com os carros, mas sim com as estradas.
Isso porque o dia 13 de maio marca a inauguração da primeira autoestrada do Brasil: a rodovia Rio-Petrópolis, que ligava a então capital federal do Rio de Janeiro à cidade serrana no mesmo Estado. Hoje, a estrada é parte da BR-040, e tal trecho recebe o nome de “Rodovia Washington Luís”, em homenagem ao presidente que a inaugurou, em 1926.
Para entender a relação entre a inauguração de uma estrada e o Dia do Automóvel, é preciso ler o texto do decreto nº 24.224, que ainda pode ser encontrado no site da Câmara Federal.
Na verdade, trata-se de um aceno do presidente Getúlio Vargas ao Automóvel Clube do Brasil: a entidade reúne os entusiastas do automobilismo e se envolveu na construção dessa primeira autoestrada brasileira, bem como em outros projetos de popularização do automóvel.
É interessante observar, também, que há uma grande coincidência nessa data: o dia escolhido por Getúlio Vargas para comemorar o Dia do Automóvel é o mesmo em que a Lei Áurea — que pôs fim à escravidão no Brasil — foi assinada em 1888.
O Automóvel Clube do Brasil, instituição que estimulou a criação do Dia do Automóvel, surgiu em 1907 e ainda é ativo, mesmo depois de 115 anos. Atualmente, o clube oferece suporte a colecionadores de carros antigos, presta consultoria a quem deseja iniciar no hobby e divide informações sobre automobilismo.
Na época em que o Dia do Automóvel foi instituído, em meados da década de 1930, os carros ainda estavam começando a aparecer nas ruas brasileiras. Além disso, começavam também a surgir as primeiras corridas automobilísticas — o Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro foi disputado pela primeira vez em outubro de 1933, por iniciativa do Automóvel Clube do Brasil.
A prova acontecia no Circuito da Gávea, um traçado que percorria 11 quilômetros pelas ruas do Rio de Janeiro, contornando o Morro Dois Irmãos. O circuito era conhecido como Trampolim do Diabo, por suas curvas perigosas, e funcionou até 1954.
Um dia antes do Dia do Automóvel, em 12 de maio, é comemorado o Dia do Automobilismo.
Entretanto, essa data tem um motivo bem mais simples de entender: é a inauguração do Autódromo de Interlagos, que abriu suas portas em 1940. Ele foi criado, aliás, para diminuir os riscos com pilotos que disputavam corridas pelas ruas de São Paulo, na década de 1930.
Desde 1972, este autódromo recebe uma etapa da Fórmula 1, a mais importante categoria do automobilismo mundial. E, embora seja chamado de Interlagos por conta do bairro onde está, seu nome oficial é Autódromo José Carlos Pace, em homenagem ao piloto de Fórmula 1 que faleceu em 1977 e venceu corridas no local.
Estima-se que a frota brasileira, nos anos 1930, quando o Dia do Automóvel foi instituído, era de apenas 30 mil unidades. Hoje, está em 60,4 milhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Porém, o primeiro carro a rodar em solo nacional chegou bem antes da data comemorativa: em 1891, um Peugeot Type 3 foi trazido da França por ninguém menos que Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação. Já o primeiro emplacamento aconteceu em 1903, de um carro que pertencia ao conde Francisco Matarazzo.
O Dia do Automóvel é uma data essencialmente brasileira, instituída por decreto presidencial. Contudo, em outros países, há quem observe a celebração do automóvel no dia 29 de janeiro. Isso porque foi nessa data, em 1886, que o alemão Karl Benz registrou o Benz-Patent Motorwagen, considerado o primeiro carro do mundo.
Nos primeiros anos após a criação do Benz-Patent Motorwagen, os automóveis eram caros e pouco confiáveis, sendo restritos à elite. O Ford Model T, lançado em 1908, foi o primeiro a estar ao alcance de pessoas comuns. Até 1927, 15 milhões deles seriam produzidos.
Ele também foi um dos primeiros carros vendidos no Brasil: a partir de 1919, a Ford começou a montar unidades do Model T com peças importadas dos Estados Unidos. O primeiro automóvel totalmente fabricado no Brasil foi o DKW-Vemag Vemaguet, em 15 de novembro de 1956 — Dia da Proclamação da República. Mais uma coincidência entre a História e o automóvel.
Fonte: Auto+, Câmara Legislativa do Brasil, Automóvel Clube do Brasil/Instagram, Revista Carro, IBGE