Como funciona o Quicko, app que indica trajetos multimodais

Como funciona o Quicko, app que indica trajetos multimodais
Solução desenvolvida por startup brasileira apresenta alternativas inteligentes de rotas, indicando os caminhos mais rápidos e mais baratos

Trânsito lento, céu poluído, ruas lotadas de veículos: esse é um retrato antigo da cidade de São Paulo (SP), que, segundo um levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), tem, em média, 7,5 carros para cada habitante. O gargalo é resultado da adoção coletiva de um modelo de transporte baseado no deslocamento individual. A boa notícia é que inúmeras soluções tecnológicas têm surgido para reduzir essa sobrecarga nas ruas, e uma dessas propostas é o aplicativo Quicko, pautado no transporte multimodal.

A ideia é oferecer ao usuário alternativas de rotas que integrem diferentes modalidades de transporte, como bicicleta, ônibus, metrô, trem ou serviços de táxi e motoristas de aplicativos. Como tem informações confiáveis, provenientes de fontes oficiais, o app apresenta caminhos compostos por modalidades seguras, práticas e eficientes de locomoção, promovendo roteiros inteligentes. A partir dos dados que recebe, o usuário pode optar pelo caminho mais rápido, mais barato ou conciliar as duas coisas.

Embora esse tipo de roteirizador não seja necessariamente uma ideia nova, o Quicko tem como diferenciais o fato de oferecer dados em tempo real, mostrando horários de saída e chegada, por exemplo; a integração de modais, que cria conexões inteligentes; e a disponibilização de informações que podem complementar o trajeto do usuário, dando alternativas de paradas para atividades complementares. Se chover no caminho, por exemplo, o app mostra em que pontos da Rentbrella (rede de compartilhamento de guarda-chuvas) é possível comprar um guarda-chuva no meio do caminho.

Ao que parece, os paulistanos têm sido bastante adeptos à solução: entre outubro e dezembro de 2019, foram feitos 70 mil downloads do Quicko no Google Play.

(Fonte: Pexel)

Inovação

Em ascensão, a startup paulistana à frente do projeto anunciou em setembro de 2019 o recebimento de um aporte de US$ 10 milhões do J2L (fundo de private equity do Rio de Janeiro) e do Grupo CCR (empresa que criou o Sem Parar).

O transporte multimodal, grande aposta do Quicko, é uma solução de mobilidade que já é tendência no mundo todo e aparece em cidades como Nova York (EUA), Londres (Inglaterra) e Barcelona (Espanha). A ideia da startup é, em breve, expandir suas atividades para outras capitais do Brasil.

Resolução de problemas

Alternativas de transporte pensadas para conter o entrave causado pela aglomeração de carros nas vias são cada vez mais bem-vindas, sobretudo quando se trata de São Paulo, cidade com um dos trânsitos mais caóticos da América Latina. Os ganhos para a economia também são grandes: dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) mostram, por exemplo, que o tempo gasto pela população com deslocamento nas grandes cidades brasileiras pode chegar a uma perda anual de bilhões de reais do Produto Interno Bruto (PIB).

Fonte: Site Quicko

Curtiu o assunto? Clique aqui e saiba mais sobre como a mobilidade pode melhorar os espaços.

Evento de Mobilidade - Evento de Mobilidade - Summit Mobilidade Estadão