Diferentemente do que acontece no Brasil, onde o ônibus é um dos meios de transporte mais utilizados, nos Estados Unidos e na Europa o modal é visto com desconfiança. Com a maior oferta de metrôs e veículos leves sobre trilhos (VLTs) nas cidades e a facilidade e o baixo custo das passagens de trem e avião para deslocamentos mais longos, os ônibus são frequentemente deixados de lado, mas algumas startups querem mudar essa visão.
Conheça iniciativas que querem reviver a adesão aos ônibus.
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1. FlixBus
FlixBus é um serviço da companhia FlixMobility que opera rotas com destinos em 35 países, inclusive no Brasil, e combina elementos de e-commerce usando um app para facilitar reservas, cancelamentos e pagamentos de viagens.
A companhia conta com ônibus elétricos próprios, em uma estratégia de estar conectada com as tendências de diminuição da poluição das cidades. Além disso, em alguns casos, a FlixBus intermedeia o marketing e a contratação de viagens com linhas de outras companhias em seu aplicativo.
Apesar de a companhia ter se tornado um grande sucesso, ainda existem reclamações de passageiros sobre o atendimento no serviço, como ônibus que não cumprem horários e passageiros esquecidos em paradas durante as viagens.
2. The Jet
Se ao pensar em ônibus você visualiza um ambiente apertado, assentos desconfortáveis e muitos solavancos da estrada, vai se surpreender com o The Jet. A companhia tem a proposta de fazer uma viagem de ônibus de primeira classe com preços acessíveis.
Os ônibus contam com fileiras, assentos individuais e corredores de 1,8 metro de largura, fazendo que a experiência seja bem confortável. Os assentos são luxuosos, os veículos têm sistemas de amortecimento que diminuem a vibração durante as viagens e funcionários servem comidas e bebidas sem custo adicional. Uma viagem dessas entre Nova York e Washington, D.C. (EUA) custa US$ 99.
3. EasyMile
A inovação dessa startup francesa é prover ônibus autônomos em viagens curtas para até 12 passageiros. A companhia atua mundialmente fornecendo veículos para operar em empresas, campus de universidades e cidades com linhas de transporte público. Os veículos têm nível 4 de autonomia, o que significa que podem trafegar na maioria das situações de trânsito sem a necessidade de um motorista. Diferentemente das outras startups, essa oferece soluções de mobilidade urbana para viagens curtas e cotidianas.
No Brasil
No Brasil, algumas companhias de ônibus têm atuado com aplicativos para tentar concorrer com grandes empresas que dominam o setor. É o caso de Buser, de Wemobi e da recém-chegada Uber Shuttle. Essas empresas gerenciam aplicativos e terceirizam ônibus de outras organizações para realizar as viagens. Nelas é possível encontrar passagens mais baratas do que nas empresas de ônibus com linhas convencionais.
Fonte: The NextWeb, The Jet, EasyMile, Busandcoach, Destinations Internacional, Get by bus, Agência Brasil.