7 regras para evitar acidentes nas ciclovias

23 de novembro de 2020 4 mins. de leitura
Separamos algumas regras definidas por ciclistas experientes e que podem ajudar a evitar acidentes nas ciclovias

Adotar a bicicleta como meio de transporte pode trazer inúmeros benefícios. É por isso que cada vez mais pessoas estão escolhendo esse modal para ir a atividades que exigem deslocamentos curto e médio. Contudo, muitos que estão saindo com a sua bike desconsideram regras fundamentais em um fluxo de ciclovias, onde também podem acontecer acidentes. 

Conheça o maior e mais relevante evento de mobilidade urbana do Brasil

Essas regras não são “oficiais” ou necessariamente pertencem ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas a maior parte foi delineada por ciclistas experientes. Confira algumas delas.

1. Seja visto de dia e de noite

É importante ser visto ao andar de bicicleta nas ciclovias. (Fonte: Shutterstock)
É importante ser visto ao andar de bicicleta nas ciclovias. (Fonte: Shutterstock)

Uma regra básica para todos os ciclistas é a necessidade de se tornar visível para todos, seja de dia ou de noite. Isso pode ajudar a evitar acidentes graves, como aqueles envolvendo bicicletas e pedestres, por exemplo. Mas o que fazer para ser notado?

Uma medida muito simples é instalar refletores e fontes de luz na parte frontal e traseira da bike. Esses mecanismos vão indicar a sua presença, tanto para pedestres quanto para outras bicicletas. Outra tática eficiente é utilizar buzinas ou sinos que avisam a sua proximidade.

2. Usar equipamentos de proteção

Apesar de não ser obrigatório por lei, o uso de equipamentos de proteção, como o capacete, ajuda a minimizar significativamente o risco de lesões. A proteção para a cabeça, por exemplo, reduz as chances de traumatismos e pode significar a diferença entre um pequeno machucado e um acidente grave.

Outros equipamentos de proteção importantes são luvas e óculos. Embora não sejam tão imprescindíveis como o capacete, esses itens podem trazer mais conforto e segurança, especialmente para ciclistas iniciantes. Você pode perceber que aqueles que pedalam há mais tempo “não abrem mão” desses cuidados.

3. Sinalize sempre as suas intenções

Ao andar em vias compartilhadas, é muito importante que os ciclistas sinalizem as intenções de virar ou seguir adiante em cruzamentos. Da mesma forma que os carros, que devem usar as setas para indicar conversões, é importante que ciclistas desenvolvam esse hábito, pois pode evitar muitos acidentes nas ciclovias.

Nesse sentido, alguns exemplos são: as pessoas que andam de bicicleta podem levantar a mão esquerda a 90° quando forem virar à esquerda, e a mão direita, quando forem fazer a conversão à direita; ou quando forem seguir adiante em um cruzamento, o sinal indicativo é levantar a mão em 45°, pedindo aos veículos que vão virar aguardarem a sua passagem.

4. Não ande na contramão

Mesmo nas ciclovias, os ciclistas não devem andar na contramão. (Fonte: Shutterstock)
Mesmo nas ciclovias, os ciclistas não devem andar na contramão. (Fonte: Shutterstock)

Um erro comum de muitos ciclistas é pedalar em lugares e de formas não permitidas ou recomendadas. Andar na contramão, por exemplo, pode causar muitos acidentes, pois pedestres geralmente observam apenas um sentido da rua para entrar em determinada faixa.

5. Respeite a sinalização

Engana-se quem pensa que a sinalização serve apenas para os carros e as motos. Os ciclistas também devem respeitar o sinal e parar quando indicado. Além disso, placas de preferência devem ser observadas, dando a passagem para quem estiver vindo na outra via.

6. Mantenha as revisões da bike em dia

Da mesma forma que os carros, as bicicletas também exigem revisões e manutenções periódicas. Portanto, é sempre bom verificar se todos os mecanismos da bike estão funcionando adequadamente.

Os dois elementos mais importantes para garantir a segurança dos ciclistas são os freios e os pneus. Verifique regularmente a condição dos freios (cabos desgastados, pastilhas e tensão dos cabos) e dos pneus (pressão e condição).

7. Educação e respeito

Educação e respeito são essenciais para andar nas ciclovias. (Fonte: Shutterstock)
Educação e respeito são essenciais para andar nas ciclovias. (Fonte: Shutterstock)

Além de todas as regras anteriores, educação e respeito no trânsito também são aspectos importantes no convívio entre ciclistas nas ciclovias. Pode ser difícil estabelecer uma regra para cada situação específica, pois há muitas variantes envolvidas, mas ser educado e respeitar os outros vale para tudo no trânsito. 

Fonte: Revista Bicicleta, Vá de Bike.

Já conhece o Estadão Summit Mobilidade? Saiba o que rolou na última edição do evento.

Gostou? Compartilhe!